Klara Dolynay, piano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Klara Dolynay

Piano

Klara Pankovych nasceu na Ucrânia. Iniciou os estudos de Piano aos seis anos na Escola de Música e Artes n.º 1 na cidade de Mukachevo. Com catorze anos entrou na Escola Superior de Música na cidade de Uzhgorod, onde terminou o Curso de Piano em 1986 com classificação máxima (20 valores). Neste período participou em várias concursos nacionais e internacionais.

Em 1992 concluiu Mestrado na Universidade Estatal de Pedagogia de Ivan Franco (cidade de Drogobych).

Começou a trabalhar como professora de piano em 1986.

Em 2000 veio para a Portugal e em 2010 terminou Mestrado em Música na Universidade de Aveiro. Tem dedicado a sua carreira à pedagogia e desde 2001 lecciona na Escola de Música de São Teotónio em Coimbra, onde é coordenadora do Departamento das Teclas.

Já fez várias publicações no mesmo âmbito tais como: «Educação musical das crianças, importância da música tradicional» [1991], «Primeiros passos» [1993], «O estudo de escalas em piano. Um método de aprendizagem» [2009], e um artigo B. L. Javorskiy´s Theory of Bach Interpretation na revista inglesa Piano Journal of the European Piano Teachers Association [2012].

Na sua atividade como professora conta com alunos laureados em vários concursos nacionais e internacionais (217 prémios dos quais 48 em concursos internacionais).

É directora do Concurso Internacional de Piano da Escola de Música de São Teotónio.

[ Bio publicada na Meloteca a 12 de maio de 2019 a partir do Concurso de Piano de Oeiras ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook