Júlia-Miguel Ramos Bernardes, musicóloga

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Júlia-Miguel Ramos Bernardes

Musicologia

Júlia-Miguel Ramos Bernardes nasceu em Lisboa em 1963. Frequentou o Externato Mundo Infantil da Av. Gago Coutinho e iniciou uma educação musical formal a partir de 1967 com os professores José Aquino (Iniciação Musical) e Teixeira (Violino) na escola da Fundação Calouste Gulbenkian sita então na Rua Tenente Espanca.

Em Setembro de 1972 iniciou os estudos do regime integrado do Conservatório Nacional e da Escola Secundária Francisco Arruda na Rua dos Caetanos.

Durante seis anos seguiu ambos os programas de Ballet e de Música desse Conservatório, tendo trabalhado, na Escola de Dança, com professores como Julie Cross, Patrick Hurde, Elisa Worm, Ana Pereira Caldas, Anna Mascolo, Yoshi Morimoto, Manuela Valadas, Graça Bessa e Gil Mendo; e na Escola de Música com professores como Lídia de Carvalho, Fernando Callazans, Ana Domingues, Salomé Leal, Carlos Manaças, Fernando Eldoro, Teresita Gutierrez-Marques, Álvaro Salazar, Elisa Lamas, Christopher Bochmann, Constança Capdeville e Jorge Peixinho.

Não concluiu os estudos da Escola de Dança mas continuou aulas de ballet clássico na Escola-Estúdio Anna Mascolo, a qual visita sempre que pode até ao presente, 2008.

Por outro lado, durante dois anos teve também aulas de Composição com Fernando Lopes-Graça e de Piano com António Toscano na Academia de Amadores de Música. Continuou estudos de Piano particularmente com António Toscano e frequentou durante três anos os seminários de Composição de Emmanuel Nunes na Fundação Calouste Gulbenkian.

Entre 1981 e 1984 frequentou relutantemente o curso de Medicina. Em 1983 obteve o Diploma do Curso Geral de Composição do Conservatório Nacional de Lisboa.

Em 1988 obteve o Diploma de Licenciatura em Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. No contexto desta licenciatura, trabalhou com professores como João de Freitas Branco, Gerhard Doderer, Rui Vieira Nery, Paulo Ferreira de Castro, Constança Capdeville, Salwa El-Shawan Castelo-Branco, José Luís Maia, Carlos Fafaiol e José Maria Pedrosa Cardoso.

A partir de Setembro 1988 frequentou o programa de doutoramento em Etnomusicologia da Columbia University in the City of New York em cujo Music Department leccionou a vários títulos entre 1989 e 1995. Obteve um Master of Arts in Music em 1990 e um Master of Philosophy in Music em 1992 pela mesma universidade. No contexto deste programa de doutoramento trabalhou com professores como Dieter Christensen, Alexander Alland, Marcia Wright, Leeman Perkins, John Baily, Peter Manuel, Jonathan Kramer, Gage Averill, Sean Williams, Mark DeBellis and Jacques-Louis Monod.

Lecciona esporadicamente na região metropolitana de Nova Iorque (Rutgers University Newark and CUNY-City University of New York). Criatura gregária e solar, nunca se adaptou a viver nos EUA e neles dedica-se preferencialmente a assuntos introspectivos e/ou analíticos e sintéticos cuja listagem se encontra no curriculum vitae em inglês.

Entre outros trabalhos, é autora principal de Uma discografia de CDs da Composição Musical em Portugal do Século XIII aos Nossos Dias publicada em 2003 pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Faz apresentações de trabalhos em conferências em vários países (Japão, Portugal, China, EUA) e tenta manter contacto e companheirismo profissional constante, sendo da opinião de que qualquer trabalho deve ser sempre submetido aos pareceres de outros colegas e especialistas na matéria antes de ser dado a público. Ambiciona regressar a Portugal definitivamente.

[ Músicos naturais de Lisboa ]

Partilhe
Share on facebook
Facebook