Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Trigo

Contrabaixo

José Trigo iniciou os estudos musicais aos 11 anos de idade na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave), na classe de contrabaixo de Alexandre Samardjiev, onde concluiu o Curso Básico de Instrumentista de Cordas e o Curso de Instrumentista de Cordas e Tecla.

Foi membro da Orquestra Artave, da Jovem Orquestra Portuguesa, da Orquestra Sinfónica Jovem da Galiza e da Orquestra Aproarte. Participou em estágios com a Junior Guildhall Orchestra, a National Youth Orchestra of Ireland, a Orquestra de Jovens da Roménia e a European Music Campus Orchestra.

É membro da orquestra da Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Mannheim (Alemanha), universidade onde estuda actualmente, e reforça frequentemente a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Georgisches Kammerorchester em Ingolstadt (Alemanha).

Em todo o seu percurso tem trabalhado com vários maestros e participado em diversas materclasses. Actualmente trabalha com o professor Petru Iuga.

José Trigo tem sido laureado em vários concursos: 1° Prémio no Concurso Eixo Atlântico (Espanha, 2014) e no I Concurso Vasco Barbosa (Lisboa, 2015), Prémio Especial e Prémio da melhor interpretação da obra contemporânea no Concurso Internacional J. M. Sperger (2016) e 1° prémio na VI edição do Concurso Internacional Sergey Koussevitzky, em São Petersburgo (2016).

Apresentou-se a solo com a Camerata Atlântica no CCB, após ter vencido o Concurso Vasco Barbosa; com a Orquestra Artave, por ter sido considerado o melhor aluno de cordas do curso; e em São Petersburgo durante o Concurso Koussevitzky.

2017