trombonista José Silva

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Silva

Trombone

José Silva iniciou os estudos de Iniciação Musical na Escola de Música da Sociedade Musical Recreativa do Alqueidão/Filarmónica do Alqueidão, em outubro de 2002. Em setembro de 2005, ingressou no Conservatório de Música David de Sousa (Figueira da Foz), na classe de trombone de Manuel Vieira, tendo concluído o 6º grau, em 2011/12.

Em 2012, ingressou na Escola Profissional Metropolitana (Lisboa), na classe de trombone de Reinaldo Guerreiro, no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro.

Em 2015, ingressou na Licenciatura em Música – Variante de Instrumento da Classe de Trombone, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob a orientação de Alexandre Vilela. Tendo concluído a licenciatura em julho/2018, foi admitido a Mestrado em Ensino da Música na mesma Escola.

Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento e masterclasses com alguns dos mais eminentes trombonistas do panorama nacional e internacional dos quais se destacam: Jarret Butler, Carlos Reinaldo Guerreiro, André Conde, Jögen Van Rijen, Alexandre Vilela, Hugo Assunção, Filipe Alves, Massimo La Rosa e Rui Fernandes.

Ao longo da sua formação, já trabalhou com diversos maestros, entre os quais: Rogério Peixinho, Reinaldo Guerreiro, Jean Marc Burfin, Alberto Roque, Osvaldo Ferreira, Julian Gibbons, José Eduardo Gomes, Charles Roussin, Rui Pinheiro, Jean Sebastien Bereau, Peter Stark e Dietrich Paredes.

Durante o seu percurso, já teve a oportunidade de colaborar com as seguintes orquestras: Orquestra MIMA 2010 / 1001 Músicos, BISYOC Youth Orchestra, Orquestra de Sopros da Metropolitana, Orquestra Clássica da Metropolitana, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Marquês de Pombal, Orquestra Académica da Filarmónica Portuguesa e Orquestra Estágio Gulbenkian.

Já orientou alguns estágios de Orquestra de Sopros e masterclasses: 1º Estágio de Sopros e Percussão de Poiares, 1º e 2º Estágios de Sopros e Percussão de São Pedro de Alva e Professor de Trombone no III Campo de Férias e masterclass de aperfeiçoamento musical realizado pela Filarmónica Nossa Senhora da Luz – Fenais da Luz, Ponta Delgada, Açores.

Em 2018, foi selecionado para integrar o Estágio Gulbenkian para Orquestra (EGO) e em 2018, foi admitido na The German-Nordic Youth Philharmonic, num estágio que se realizará em Berlim.

Leciona a disciplina de Trombone na Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre.

[ Bio publicada na Meloteca a 05 de junho de 2019 a partir do III Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de S. Pedro de Alva ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook