Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Salgueiro

Bateria

José Salgueiro estudou na Academia dos Amadores de Música, Conservatório Nacional, Hot Clube de Portugal e no Taller de Músics, em Barcelona.

Participou em workshops de improvisação, bateria e trompete, em Barcelona, com Max Roach, Billy Hart, Ron McLoure, David Liebman, Richard Beirack, Paul Motion e John Tchichai.

A sua actividade musical passou por concertos, gravações de discos e espectáculos de televisão com Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Janita Salomé, Camané, Vitorino, José Mário Branco, Rui Veloso, Filipa Pais e Pedro Jóia.

No campo do jazz participou em projectos de António Pinho Vargas, Bernardo Sassetti, Perico Sambeat, Carlos Martins, Carlos Bica, Pedro Burmester, João Paulo Esteves da Silva, José Peixoto, Carlos Zíngaro e da dupla Maria João e Mário Laginha.

Em Março de 2001, integrou o Quinteto de Wayne Shorter, num espectáculo integrado na programação de jazz da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Integrou grupos como Trovante, Resistência, Cal Viva, Tim Tim por Tim Tum (mentor e produtor), Gaiteiros de Lisboa, Lokomotiv (de Carlos Barretto) e El Fad (de José Peixoto).

Em 2003 criou o projecto Mátria para Coimbra Capital Nacional da Cultura. Em 1998, por encomenda da Expo’98, concebeu ADUF, espectáculo que esteve em tournée nacional e internacional durante quatro anos (incluindo Hanôver na Alemanha e Tilburg na Holanda).

Em 2008 retoma o projecto ADUF, em parceria com José Peixoto e María Berasarte, com um registo áudio editado em 2010 pela editora Adufmusica da qual é fundador.
s do Norte Alentejano na classe de acordeão de Duarte Graça em 2000.