Bio+
José Ramalho
Percussão
José Ramalho, percussionista, nasceu em Crestuma em 1982. Iniciou os estudos musicais na banda Filarmónica local. Frequentou o Conservatório de Musica do Porto, onde estudou 4 anos com os professores Jacob Oliveira e Emília Alves. Em 1999 foi admitido no curso de percussão da Escola Profissional de Música de Espinho onde estudou com os professores Joaquim Alves, Paulo Oliveira, Helena Pereira, Nuno Aroso, Pedro Oliveira, Rui Gomes e Miguel Bernat.
Continuou os estudos de percussão na Universidade de Aveiro com o professor Mário Teixeira e posteriormente na Escola Superior de Música Artes do Espectáculo (ESMAE) com os professores Manuel Campos e Miguel Bernat.
Frequentou classes de aperfeiçoamento com George-Ellie Octores, Angel Omar Frette, Philipe Spisser, Denis Riedinger, Olivier Pelegri entre outros.
Fez parte da European Youth Wind Orchestra durante a digressão em Portugal em 2000 e em 2001 esteve presente na World Wind Orchestra, num estágio realizado em Schladming (Áustria).
Já atuou com várias orquestras como: Orquestra Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Festival de Música de Aberdeen (Escócia), Orquestra Internacional de Jovens, entre muitas outras.
Fez parte, desde a sua fundação, da Orquestra Sinfónica da Povoa de Varzim e da Banda Sinfónica Portuguesa.
Em música de câmara trabalhou com os Drumming Grupo de Percussão e Interpercussão.
Entre 2004 e 2006 lecionou o curso livre de percussão na Academia de Música da Povoa de Varzim.
José Ramalho é, desde Janeiro de 2006, solista A na Orquestra do Algarve, agora designada Orquestra Clássica do Sul.