José Pereira de Sousa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Pereira de Sousa

Violoncelo

José Pereira de Sousa concluiu o curso superior de violoncelo do Conservatório de Música do Porto, com a classificação máxima, tendo recebido vários prémios.

Como solista apresentou-se com as orquestras: R.D.P. (Porto e Lisboa), Camerata do Porto, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Nacional do Porto e Camerata de Manchester.

Foi chefe de naipe de várias orquestras nacionais e estrangeiras. Conta já com diversas gravações para a R.D.P., R.T.P. e Numérica, tendo gravado para a U.E.R. (União Europeia de Rádios).

Realizou algumas primeiras audições de obras de autores portugueses de que é exemplo a Sonatina de Cláudio Carneyro (obra publicada com a sua revisão). Foi membro do Quarteto Suggia, Quarteto Mosaico e director Artístico da Orquestra de Câmara Jean Piaget e Solistas do Porto. Foi professor de violoncelo e música de câmara na Universidade de Aveiro e Universidade Católica.

Além de uma colaboração regular com as mais destacadas organizações de concertos nacionais, foi frequentemente convidado a actuar no estrangeiro nomeadamente em França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Malta e Brasil.

Faz-se ouvir com os violoncelos “Cavalieri” e “Montagnana” que pretenceram à insigne violoncelista Guilhermina Suggia.

Na sua discografia conta com Anamorphoses de Isabel Soveral, a integral das Suites de Bach, música portuguesa do século XX, música de Guerra Vicente, M. Falla, R. Schumann e F. Schubert. E música de câmara gravou obras de Luiz Costa e com os agrupamentos Kora Ensemble (Handel, Debussy e Piazzola) e Quarteto Suggia (Candido Lima).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook