Bio+
José Pedro Pinto
Composição . Guitarra
Compositor e instrumentista viseense, José Pedro Pinto foi formado em guitarra clássica pelo Conservatório de Música de Viseu. A sua música combina essa formação clássica com a severidade da guitarra acústica de 12 cordas e a imponência do órgão de tubos – instrumento para o qual edita, em 2021, o álbum “Misericórdia”, trabalho de música original gravada no histórico órgão do séc. XVIII da Igreja da Misericórdia de Viseu.
Dá concertos a solo desde 2019, contando desde então com atuações no Carmo’81, ACERT Tondela, Fnac Viseu, e festivais Ecos do Lima, Karma is a Fest, Sementeira, Cubo Mágico e Mescla.
Tem trabalhado regularmente na composição e interpretação de música para peças de teatro. Em 2021 compôs a banda sonora para a peça “Diário de uma República I” da companhia Amarelo Silvestre (Canas de Senhorim), apresentada em vários teatros de Portugal: Cine-Teatro Louletano (Loulé), Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo), Teatro Viriato (Viseu) e Teatro Virgínia (Torres Novas). Desde 2019 que colabora regularmente com o Grupo Off (Viseu) no acompanhamento musical ao vivo de recitais de poesia / peças de teatro.
Na área do cinema, foi co-argumentista, co-produtor e compositor da banda sonora original para o filme “Misericórdia” (2021, realizado por Gonçalo Loureiro), vencedor do Prémio de Melhor Filme Português no Fantasporto 2022. Compôs também a banda sonora para o filme “Um Refúgio Azul” (2017, realizado por João Lourenço) que arrecadou o mesmo Prémio de Melhor Filme Português na edição 2017 do Fantasporto. Fez a sonoplastia d’ “A Magia do Ferro” (2019, realizado por Graça Gomes), que integrou a seleção oficial do Cinanima 2019.
Colabora profissionalmente com o Cine Clube de Viseu desde 2018, na produção de eventos culturais, sessões de cinema e actividades pedagógicas.
Está atualmente a trabalhar num álbum de música original para coro e órgão de tubos, a ser gravado na Igreja Matriz do Campo (Viseu) – projecto com o apoio do Município de Viseu, programa Eixo Cultura.
Bio facultada por José Pedro Pinto, publicada na Meloteca a 26 de setembro de 2022
Músicos naturais de Viseu
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.