Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Pedro Martins

Composição

José Pedro (de Jesus) Martins nasceu em Lagos, a 26 de outubro de 1942. Padre da diocese do Algarve, compôs para a liturgia numerosos cânticos, alguns deles conhecidos em comunidades católicas de todo o país. Aprendeu música e direcção coral nos seminários de São Paulo de Almada e de Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais (Lisboa).

Frequentou, entre 1964-1969, várias acções pedagógicas no Centro de Estudos Gregorianos de Lisboa, semanas gregorianas, em Fátima, e cursos de metodologia Orff e Willlems, organizados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Regressado ao Algarve, foi professor de música no Seminário de Faro (1970-1974) e director do Secretariado de Liturgia, Música e Arte Sacra.

Fundou e dirigiu o Coro do Conservatório Regional do Algarve (1973-1979), onde leccionou História da Música, e o Coral Ossonoba (1980). Gravou, para as Edições Paulistas, oito LP’s, editados em Portugal, Espanha, Itália e Brasil.

Alguns cânticos foram traduzidos e inseridos em colectâneas oficiosas, como o Cantoral Liturgico Nacional de Espanha. A sua produção musical, dispersa, na sua maioria, por folhas avulsas, é influenciada pelo canto gregoriano, a constituição Sacrossanctum Concilium e as comunidades para as quais escreve, numa escrita melódia simples.

Sem perder a primordial referência gregoriana, a sua escrita evolui no contacto com as raízes da música tradicional do Algarve, sobretudo no carácter contemplativo (patente nos seus romances e rezas), com certo sabor do neumatismo moçárabe.

A ausência de um pensamento harmónico instrumental não é, provavelmente, alheia à falta de um complemento de formação superior, ao contrário de outros compositores da mesma geração (António Cartageno e António Azevedo Oliveira). Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980), escreveu artigos diversos em jornais e revistas no âmbito da música.

OBRA LITÚRGICA

O povo de Deus reunido colect. 1970.

Cânticos litúrgicos para o tempo comum (Verão).

Canto Pastoral. Brasil, São Paulo, Edições Paulinas Discos 1979.

Suenan voces de paz. Madrid, Ediciones Paulinas 1980.

Pueblo Santo y elegido. Madrid, Ediciones Paulinas 1981.

Voci di pace. Roma, Edizioni Paoline 1981.

Uma voz clama no deserto uma voz e SATB. Lisboa, Edições Paulistas, 1983.

Jesus nuestra Pascua. Madrid, Ediciones Paulinas, 1983.

Povo que vais ao encontro v. e org. Lisboa, Edições Paulistas.

Proclamai com alegria. Lisboa, Edições Paulistas.

Este é o tempo favorável (1984).

A Páscoa do povo de Deus (2000/1984) Faro: Secretariado Diocesano de Liturgia e Música Sacra do Algarve.

António José Ferreira

[ Músicos naturais de Lagos ]