Bio+
José Pedro Martins
Composição
José Pedro (de Jesus) Martins nasceu em Lagos, a 26 de outubro de 1942. Padre da diocese do Algarve, compôs para a liturgia numerosos cânticos, alguns deles conhecidos em comunidades católicas de todo o país. Aprendeu música e direcção coral nos seminários de São Paulo de Almada e de Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais (Lisboa).
Frequentou, entre 1964-1969, várias acções pedagógicas no Centro de Estudos Gregorianos de Lisboa, semanas gregorianas, em Fátima, e cursos de metodologia Orff e Willlems, organizados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Regressado ao Algarve, foi professor de música no Seminário de Faro (1970-1974) e director do Secretariado de Liturgia, Música e Arte Sacra.
Fundou e dirigiu o Coro do Conservatório Regional do Algarve (1973-1979), onde leccionou História da Música, e o Coral Ossonoba (1980). Gravou, para as Edições Paulistas, oito LP’s, editados em Portugal, Espanha, Itália e Brasil.
Alguns cânticos foram traduzidos e inseridos em colectâneas oficiosas, como o Cantoral Liturgico Nacional de Espanha. A sua produção musical, dispersa, na sua maioria, por folhas avulsas, é influenciada pelo canto gregoriano, a constituição Sacrossanctum Concilium e as comunidades para as quais escreve, numa escrita melódia simples.
Sem perder a primordial referência gregoriana, a sua escrita evolui no contacto com as raízes da música tradicional do Algarve, sobretudo no carácter contemplativo (patente nos seus romances e rezas), com certo sabor do neumatismo moçárabe.
A ausência de um pensamento harmónico instrumental não é, provavelmente, alheia à falta de um complemento de formação superior, ao contrário de outros compositores da mesma geração (António Cartageno e António Azevedo Oliveira). Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980), escreveu artigos diversos em jornais e revistas no âmbito da música.
OBRA LITÚRGICA
O povo de Deus reunido colect. 1970.
cânticos litúrgicos para o tempo comum (Verão).
Canto Pastoral. Brasil, São Paulo, Edições Paulinas Discos 1979.
Suenan voces de paz. Madrid, Ediciones Paulinas 1980.
Pueblo Santo y elegido. Madrid, Ediciones Paulinas 1981.
Voci di pace. Roma, Edizioni Paoline 1981.
Uma voz clama no deserto uma voz e SATB. Lisboa, Edições Paulistas, 1983.
Jesus nuestra Pascua. Madrid, Ediciones Paulinas, 1983.
Povo que vais ao encontro v. e org. Lisboa, Edições Paulistas.
Proclamai com alegria. Lisboa, Edições Paulistas.
Este é o tempo favorável (1984).
A Páscoa do povo de Deus (2000/1984) Faro: Secretariado Diocesano de Liturgia e Música Sacra do Algarve.
António José Ferreira