Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Pedro Figueiredo

Fagote

Natural de Loureiro (Oliveira de Azeméis), José Pedro Figueiredo iniciou os estudos musicais na Banda de Música da sua terra natal.

Estudou trombone na Academia de Música de Oliveira de Azeméis e aos 18 anos iniciou os estudos em fagote na ARTAVE na classe de Hughes Kesteman com quem terminou a licenciatura na ESMAE.

Frequentou classes de alto aperfeiçoamento de fagote com Michael Dicker, Carolino Carreira, Arlindo Santos, Robert Glassburner, Pierre Olivier Martens, Jesse Read e Sérgio Azzolini.

Estudou direção de orquestra com Robert Houlihan e António Saiote, tendo frequentado cursos com Denise Ham, Rudolfo Samglibeni, Vasco Pearce Azevedo e George Hurst.

Leciona fagote na Universidade de Aveiro, Escola Profissional de Música de Espinho e no Conservatório de Música de Coimbra onde é, também, maestro da Orquestra de Sopros.

É maestro da Banda Musical de Pinheiro de Ázere e da Orquestra de Sopros da AMBO. Colabora com a Sinfonieta de Ponta Delgada e é convidado a orientar cursos de fagote e de direção de banda por todo o país.

Colaborou com a Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Braga e, entre 2001 e 2005, foi 1º Fagote da Orquestra Clássica do Centro, tendo sido dirigido por vários maestros dos quais se destacam Ernst Schelle, Florin Totan, Homri Adari, Robert Houlihan, Jean Sébastian Béreau, António Saiote, entre outros.

Na sua atividade como maestro dirigiu a Banda de Música de Loureiro, o Estágio Verão Amizade, Orquestra de Sopros do Conservatório de Águeda, Orquestra de Câmara de Coimbra e o Estágio de Orquestra de Sopros de Góis…

Lecionou na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, Academia de Música de Vilar do Paraíso, Escola Banda de Música de Loureiro, ARTAVE e na Escola Profissional de Mirandela.

Em Julho de 2011 a Câmara Municipal de Ourém atribuiu-lhe o “Prémio de Mérito Técnico” pelo trabalho desenvolvido com a Orquestra de Sopros da AMBO.

10 de agosto de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook