José Miguel Freitas, créditos The Thinking Musician

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Miguel Freitas

Viola d’arco

José Miguel Freitas é mestre com grootste onderschreiding (grande distinção) pelo Conservatório Real de Antuérpia enquanto bolseiro da Fundação Gulbenkian, e pelo Royal College of Music de Londres enquanto bolseiro da The Houston Family Scholar supported by a Lucy Ann Jones Scholarship.

Foi  laureado no Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa por duas edições e no Concurso Nacional Paços Premium. Participou em classes de aperfeiçoamento com Igor Suliga, Nathan Braude, Máté Szücs, Isabel Charisius, Maxim Rysanov, Antonello Farulli e Andriy Viytovych.

Foi academista da Antwerp Symphony Orchestra na temporada 2019/2020, orquestra com a qual mantém atividade regular de reforço, é membro da Orquestra de Câmara da Bélgica – Casco Phil, e colabora regularmente com a Brussels Philharmonic.

Na sua experiência de Música de Câmara destaca concertos com o Trio Fidelio no Reino Unido, o Ensemble RARO na Bélgica, com os Solistas da Orquestra XXI em Portugal e com Marc Danel no Tivoli Vredenburg (Holanda).

O Quarteto Quíron, de que faz parte, ganhou em 2023 o Prémio Especial pela melhor interpretação de uma peça contemporânea com a obra “Gravitating in Space” do compositor israelita Hed Bahack, na Karol Szymanowski International Music Competition (Katowice, Polónia).

Toca uma viola Stephan Jarosz de 2017.

José Miguel Freitas nasceu na Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, Portugal.

Músicos da Póvoa de Lanhoso

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on facebook
Facebook