José Luís Ferreira

José Luís Ferreira

Composição

José Luís Ferreira nasceu em Lisboa em 1973 e morreu a 26 de fevereiro de 2018. Doutorou-se em Informática Musical, pela Universidade Católica do Porto. Estudou sob a orientação de Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas na ESML, onde se licenciou em Composição em 2001.

Participou em seminários e workshops de compositores como Emmanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, Jean-Claude Risset, John Chowning, Per Anders Nilsson, Trevor Wishart e André Bartetski.

A sua música, para diversos tipos de grupo instrumental e vocal com e sem electrónica, tem sido executada por diversos agrupamentos, como Remix Ensemble, Orchestrutópica, Sinfonietta de Lisboa, Ricercare, Saxofínia e Sond’Ar-te Electric Ensemble.

A sua peça eletroacústica Le bruit d’une tête qui frappe contre les murs d’une très petite cellule foi premiada no concurso de composição de música eletroacústica do Festival Musica Viva, em 2001.

José Luís Ferreira trabalhou com outros compositores, intérpretes e ensembles, nomeadamente Francisco Monteiro, João Madureira, Luís Tinoco, António Pinho Vargas, Pedro Rodrigues, Machina Mundi e Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Além de docente na ESML, José Luís Ferreira foi professor de Práticas do Som, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e professor coordenador do plano curricular do curso de Produção e Tecnologias da Música, da Escola Técnica de Imagem e Comunicação.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook