Bio+
José Fidalgo
Contrabaixo
José Fidalgo iniciou os estudos musicais na Escola de Jazz do Porto, sob orientação de Pedro Barreiros, ingressando mais tarde no Conservatório de Música do Porto, na classe de Jean-Marc Faucher.
Concluiu a Licenciatura em Contrabaixo na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde estudou com os professores Florian Pertzborn e António Aguiar. Foi-lhe atribuído o prémio “Fundação Eng. António de Almeida”.
Integrou a primeira formação da Big Band da ESMAE dirigida por Carlos Azevedo.
Tem participado em diversos projetos de carácter jazzístico, colaborando com músicos como Paulo Gomes, Quiné, Vozes da Rádio, entre outros.
Integra o Quinteto Ruby Tango, formação dedicada ao Nuevo Tango.
Com o clarinetista Ricardo Alves, fundou o duo ConClarte.
Gravou com as Vozes da Rádio, com o clarinetista António Saiote, com a Orquestra Barroca Casa da Música e com o Remix Ensemble.
Atuou no primeiro Festival de Jazz de Braga, a convite do pianista Manuel Beleza.
Participou em workshops com Zé Eduardo (Big Band), Carlos Bica e Carlos Barretto e em classes de aperfeiçoamento com Michael Wolf, Wolfgang Güttler, Paul Ellison e Thierry Barbé.
Colaborou com a Orquestra do Norte, Orquestra Nacional do Porto, Orchestrutopica, Camerata Senza Misura, Remix Ensemble, entre outras.
Integra, desde a sua fundação, a Orquestra Barroca Casa da Música, onde trabalha com nomes como Laurence Cummings, Fabio Biondi, Riccardo Minasi, Rachel Podger, Dmitry Sinkovsky, Andreas Staier, Rinaldo Alessandrini, Harry Christofers, Masaaki Suzuki, entre outros.
Tocou em diversos festivais de Música Antiga, como o Handel Festival, Úbeda y Baeza, Sablé sur Sarthe e Ambronay. Participou nas últimas edições do FIMUPA, em Belém do Pará, integrado no Toy Ensemble, realizando diversos concertos sinfónicos, de câmara e classes de aperfeiçoamento a convite da Fundação Carlos Gomes.
Em 2015 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo.
É professor de Contrabaixo no Conservatório de Música do Porto.
Fonte: Casa da Música, 09 de março de 2024