José Eduardo Gomes maestro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Eduardo Gomes

Direção de orquestra

José Eduardo Gomes foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, da Orquestra Clássica da FEUP e do Coro do Círculo Portuense de Ópera.

Foi laureado com o 2.º Prémio no concurso Prémio Jovens Músicos – RTP Antena 2, na categoria de Direção de Orquestra, tendo recebido igualmente o Prémio da Orquestra. Foi também distinguido no Concurso Internacional Villa de Montroy, em Valência (Espanha).

Começou a estudar clarinete em Vila Nova de Famalicão, sua cidade natal, tendo depois prosseguido a sua formação na ARTAVE e na ESMAE – Porto, onde se diplomou na classe de António Saiote. Posteriormente estudou direção de orquestra na Haute École de Musique de Genève (Suíça), com Laurent Gay, e direção coral com Celso Antunes.

É membro fundador do Quarteto Vintage, com o qual se apresentou em vários países da Europa, no Japão e no Canadá. Trabalhou com as principais orquestras portuguesas e, entre 2008 e 2011, foi Maestro Principal da Orchestre de Chambre de Carouge, na Suíça.

Nos últimos anos, teve a oportunidade de ser maestro assistente de Martin André na Orchestra Momentum Perpetuum, na Casa da Música, e de Peter Eötvös com a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música.

Uma parte importante do seu trabalho é dedicada a orquestras de jovens como a Orquestra Geração, bem como a escolas de música como a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, a ARTAVE, a Academia de Música de Costa Cabral, a Escola Profissional da Jobra, a EPABI, a Academia de Vale do Sousa e a Academia de Castelo de Paiva.

Junho 2017

Partilhe
Share on Facebook
Facebook