José Belarmino Soares diretor de coro

José Belarmino Soares

Direção coral

José Belarmino Soares frequentou os Seminários Diocesanos do Porto, onde iniciou a sua formação musical, principalmente com o Pe. Luís Rodrigues, insigne maestro e compositor de renome internacional, o qual legou para a posteridade uma obra musical de grande relevo.

Estudou também com César de Morais, na sua preparação para o Conservatório de Música do Porto. Posteriormente foi colaborador e aluno do Maestro italiano D. Angelo Fasciollo, com o qual estudou órgão, composição e direcção de coros.

Desde 1960, foi organista na Igreja da Lapa, na missa do meio-dia. Passou a pertencer ao Coro S. Tarcísio da Igreja da Lapa em 1958, desempenhando funções de organista, ensaiador e maestro substituto.

A partir de 1979 assumiu as funções de maestro titular daquele Coro. Desenvolveu também uma actividade docente, tendo sido professor de canto coral e educação musical no Colégio Almeida Garrett. Frequentou a Universidade do Porto, onde se licenciou em Economia. Dedicou-se ao ensino de música, tendo sido professor de Canto Coral e Educação Musical no Colégio Almeida Garrett.

Desenvolveu na Universidade várias actividades musicais, quer no Orfeão Universitário do Porto, onde fundou e dirigiu a Tuna, quer na Juventude Universitária Católica.

Dirigiu ainda a Tuna da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto e o Coro desta Associação. Faleceu a 22 de Agosto de 2000.