Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José António Lopes

Saxofone

Natural de Arrabal, Leiria, Portugal, José António Lopes iniciou os estudos de Saxofone aos 11 anos.

Após ter feito o Curso Complementar de Saxofone no Conservatório Nacional de Lisboa com o professor Victor Santos, licenciou-se no referido instrumento na Escola Superior de Música de Lisboa.

Frequentou vários cursos dirigidos por saxofonistas estrangeiros, tais como Daniel Deffayet, Jean-Yves Fourmeau, René Decouais, Quarteto de Saxofones de Amesterdão e Rascher Saxophone Quartet.

Foi efectivo da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e, ainda como saxofonista, participou em diversas orquestras nacionais e estrangeiras, das quais se destacam a Asta’s 64th World Travel Congress e a Orquestra Sinfónica de Moscovo.

Além de ter integrado outros projectos de diferentes áreas musicais, é membro fundador do Quarteto Saxofínia com o qual tem efectuado diversos concertos no país e estrangeiro, participado em congressos internacionais, ganho vários prémios de música de câmara, e realizado vários projectos discográficos, salientando-se, entre outros, os do referido quarteto, Artortango e o recente Saxofínia Toca Gershwin.

Integra ainda, desde a sua fundação, o projecto “Concertos Para Bebés”.

Lecciona as disciplinas de Educação Musical na Escola Básica da Batalha, e de Saxofone na Escola de Música do Orfeão de Leiria.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook