José Almeida

Trompetista . Professor

Detentor do Título de Especialista em Produção Musical – Trompete e Música de Câmara, José Almeida licenciou-se em trompete na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) na classe de António Quítalo, onde mais tarde também terminou o Mestrado em Performance e o Mestrado em Ensino de Música especialização Trompete e Música de Conjunto.

Participou em diversas classes de aperfeiçoamento com John Miller, Pierre Dutot, John Aigi, Spanish Brass, Giuliano Sommerhalder, Per Ivarsson, Nenad Markovic, Fruzsi Hara, Hakan Hardenberger, Gabor Tarkovi, Jeroen Berwaerts, Hans Gansch, Reinhold Friedrich, entre outros.

Toca, enquanto músico convidado, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (Porto); Orquestra Filarmónica Portuguesa (Viseu); Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa); Orchestrutopica (Lisboa); Divino Suspiro (Lisboa); Lisbon Film Orchestra; Orquestra Clássica do Sul – Algarve; Orquestra Clássica do Centro (Coimbra); entre outras.
Desde 2006 é membro da Orquestra de Câmara Portuguesa (CCB).

Foi membro  da European Union Youth Orchestra (EUYO), da Mediterranean Youth Orchestra (França), da World Youth Orchestra (Itália) e Reserva na Orquestra Verbier.

Desde 2017 é membro da Orchestra Excellence (Lerici – Itália) e no mesmo ano interpretou o “Concerto para Trompete e Orquestra” de Alexander Arutunian, a solo, com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Desde 2019 é membro da L’ Orchestre Symphonique Universalis (Casablanca – Marrocos). Foi recentemente selecionado como primeiro trompete da Neue Philharmonie Munchen (Munique – Alemanha).

Leciona na ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (enquanto professor adjunto convidado); no Conservatório de Música da Guarda e no Conservatório de Música de Viseu.

Foi premiado com o Segundo Prémio (Nível Superior – Solista) no concurso “Prémio Jovens Músicos”, edição de 2008 onde gravou para a RTP e para a Antena 2.

Bio em destaque na Meloteca a 22 de de maio de 2022

Músicos naturais de Cinfães

Clique para saber mais: