José Abel Carriço, foto Johny Silva, igreja de São Pedro de Rates, 07-05-2018

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Abel Carriço

Direção coral

Natural de Vila do Conde, José Abel Carriço cedo iniciou os estudos musicais nos Seminários Diocesanos de Braga, onde trabalhou, nomeadamente, com Manuel Faria. Concluiu o Curso Superior de Canto, com Fernanda Correia, no Conservatório de Música do Porto.

É licenciado pela Universidade do Minho, onde obteve o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Educação Musical.

Tem frequentado diversos cursos para o aperfeiçoamento em Direcção Coral, Técnica Vocal, Análise e Técnicas de Composição, destacando-se, entre os mestres com quem já trabalhou, José Luís Borges Coelho, José Robert, Edgar Saramago, António Lourenço, Peter Phillips e, do Instituto Superior de Música Sacra de Regensbourg, Herbert Velten e Joseph Stoiber; e, em cursos de Direcção de Orquestra, Erwin Liszt, G. Keegelman e Robert Houlian.

Cooperou com a Orquestra do Norte nos seus “Concertos Pedagógicos”.

Leccionou, durante vários anos, na Academia de Música S. Pio X, em Vila do Conde. Foi Formador, nas áreas e domínios da Expressão Musical e Didácticas Específicas da Educação Musical/Música do Ensino Básico, no Centro de Formação de Professores Dr. Fernando Barbosa da Póvoa de Varzim. Como resultado da pesquisa que tem vindo a realizar, a nível biográfico e de obras musicais, de autores poveiros, já publicou os livros: Arnaldo Moreira (1879/1962) – Doze temas de Natal (2000) e Josué Trocado (1882/1962) – Uma presença musical (2004).

Lecciona na Escola Dr. Flávio Gonçalves da Póvoa de Varzim, onde pertence ao Quadro de Nomeação Definitiva, e na Escola de Música da Póvoa de Varzim, desde a sua criação, onde também dirige o “Coral Ensaio”, com o qual tem realizado vários concertos, “a capella” e com acompanhamento instrumental, em Portugal, Espanha e na Bélgica.

22 Novembro 2004

Partilhe
Share on Facebook
Facebook