Jorge Tuna, guitarra portuguesa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Tuna

Guitarra . Fado

Jorge Manuel Casqueiro Lopo Tuna nasceu em em 1937, em Coimbra, cidade onde viveu e estudou até se licenciar em Medicina, em 1961.

Posteriormente fixou-se em Lisboa, onde prosseguiu a sua carreira de médico cardiologista, sendo actualmente professor universitário.

Começou a aprender a tocar guitarra com o tenente Moreirinhas (pai de Durval e Custódio Moreirinhas) e com Júlio Ribeiro. Reconhece em Artur Paredes a figura tutelar fundadora da moderna guitarra de Coimbra.

No final dos anos 50, constitui um grupo de guitarras com Jorge Godinho, Durval Moreirinhas e José Tito Mackay, com o qual gravou alguns discos de fados e guitarradas, onde estão incluídas as suas primeiras composições: Variações em mi menor,Variações em lá menor e Rapsódia de fados.
Sempre acompanhado pelo Durval Moreirinhas, rapidamente atinge, no campo da composição e da execução, níveis pouco comuns no panorama artístico nacional.

Autor de 40 composições para guitarra, todas ela gravadas e dispersas em vários discos, Jorge Tuna admira Afonso de Sousa e Artur Paredes em quem reconhece a figura tutelar fundadora da moderna guitarra de Coimbra.

Da discografia de Jorge Tuna constam: Sé Velha – Guitarras de Coimbra (anos 50); Coimbra à noite (anos 50); Jorge Tuna – Coimbra (anos sessenta); Um som diferente nas guitarras de Coimbra (anos sessenta); Coimbra guitars (anos sessenta); Tempos de guitarra (1990); Jorge Tuna – A guitarra de Coimbra (CD – 1997).

Enquanto estudante foi membro do Orfeão e da Tuna Académica e realizou inúmeras digressões por terras de além-fronteiras, acompanhando os nomes mais representativos da canção de Coimbra – Zeca Afonso, Sutil Roque, Machado Soares, Adriano Correia de Oliveira e outros.

[ Músicos de Coimbra ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook