Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Teixeira

Violino

Natural de Castelo de Paiva, Jorge Teixeira iniciou os estudos musicais com o seu pai, Joaquim Teixeira, mas só aos onze anos começou a estudar violino, na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha, onde foi aluno de Vasco Broco e José Ferreira.

Em 1987 concluiu o Curso Superior de Violino, na classe de Leonor Prado, no Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciou-se em Violino, pela Escola Superior de Música de Lisboa, em 2000.

Integrou várias orquestras juvenis nacionais (foi solista e concertino do Collegium Musicum, da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Orquestra das Escolas de Música Particulares), e estrangeiras (Orchestre des Jeunes de la Méditerranée, Orquestra Filarmónica da Europa, Orchestre de l’Académie des Archets e Orchestre des Pays de Savoie). Apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica da RDP e com a Orquestra D. Pedro V.

Desenvolve atividade regular na área da música de câmara, tendo sido violinista do Quarteto Capela. Foi professor de música de câmara na Orquestra das Escolas de Música Particulares e professor de orquestra na Orquestra Metropolitana.

Atualmente, leciona violino na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, e é diretor musical da Orquestra D. Pedro V.

Ingressou na Orquestra Gulbenkian em 1991.

2012

Partilhe
Share on Facebook
Facebook