Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Serra

Viola de fado

Jorge Serra nasceu em Espinho, em 1953, e aos treze anos ouve pela primeira vez uma guitarra e uma viola, ao vivo, o que desde logo o levou a desenvolver uma atracção muito especial pelo fado. Iniciou com o Sr. António Campos as suas primeiras aulas de viola. Assume o fado como actividade paralela, conjugada com a sua actividade profissional, e forma então o Grupo de Guitarras de Espinho. Surgem digressões pelo país e estrangeiro e convites para alguns programas de televisão. Desde há alguns anos, faz do fado a sua actividade profissional.

Teve o privilégio de privar e tocar com grandes nomes como Fernando Maurício, Fernanda Baptista, Ada de Castro, entre outros. Fez vários programas de televisão, entre os quais Sol de Verão (1982) com Fernando Pessa; A Filha da Cornélia com Fialho Gouveia; Parabéns (1996) com Herman José.

Em 1997 foi convidado pela Rádio Festival para uma digressão pelo Brasil acompanhando o saudoso guitarrista Samuel Paixão. A convite de Mário Henriques, participa em 1999 na peça Point 99, no Teatro Nacional, e em 2001 na Porto 2001 – Capital da Cultura. Já percorreu todas as cadeias de televisão do país e passou também pela TV Globo e Bandeirantes do Brasil.

Actuou em inúmeros palcos no nosso país, destacando-se a FIL, CCB, Casa da Música e Teatro Nacional, e para as comunidades portuguesas em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Brasil, EUA, Áustria, Espanha, Turquia, Suíça, Moçambique e Suécia.

2014

Partilhe
Share on Facebook
Facebook