Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Jorge Pires

Guitarra

Jorge Pires iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Castelo Branco (CRCB), onde trabalhou com os professores Paulo Valente Pereira e Eli Camargo Jr.

De seguida ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa nas classes dos professores Piñeiro Nagy e António Gonçalves, tendo concluído o Curso Superior de Guitarra em 2000. Posteriormente, concluiu a profissionalização para o ensino na Universidade de Aveiro.

Tem frequentado cursos e master-classes de guitarristas como Leo Brouwer e Betho Davezac, entre outros. Integrou o projecto de formação de professores “Música Instrumental Partilhada” baseado essencialmente na constituição de classes de conjunto não convencionais, orientado por Eli Camargo Jr.

Lecciona Guitarra e classes de conjunto no CRCB, no Conservatório de Música da Guarda e na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI). Integrou a direcção pedagógica do CRCB em 2011/2012.

Tem sido membro de júris de diversos concursos, entre os quais o Concurso Juvenil de Guitarra do Fundão e orientou o “I estágio de orquestra de guitarras” promovido pela EPABI, em março de 2013.

A nível concertístico, destacam-se os projectos “Síntese – Grupo de Música Contemporânea”, “Guitarrafonia”, “GuitarraTrio” e “Acord’ensemble”, dos quais é co-fundador e com os quais se tem apresentado em salas e eventos como o Centro Cultural de Belém (“espaço 7 às 9” e pequeno auditório); o Teatro Municipal da Guarda; teatro ACERT de Tondela; Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, Auditório do Conservatório de Música de Coimbra; Casa Belgais; Festival de Guitarra de Sernancelhe; Festival “Guitarre – Essone” (Paris); o “Festival da Primavera” (Viseu); o festival “Allegromosso’ 2012” (região de Emilia Romagna – Itália) e, mais recentemente, o Palácio de Fonseca (Universidade de Salamanca).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook