Jorge Oliveira, saxofone e direção, de Coimbra

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Oliveira

Saxofone . Direção

Jorge Oliveira é licenciado em Saxofone-performance pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) onde trabalhou em coro com José Carlos Oliveira, Francisco Rodilha e Hernho Park, e em Direção Coral com Gonçalo Lourenço.

É mestrado em Ensino da música – instrumento (saxofone) e classe de conjunto pela ESART.

Jorge Filipe Páscoa Oliveira nasceu em 1991, em Coimbra, onde iniciou os estudos musicais no saxofone aos 7 anos na Escola de Música da Filarmónica Fraternidade Poiarense. Aos 12 anos, foi admitido no Conservatório de Música de Coimbra (CMC) em saxofone, curso concluído em 2012. Nesse mesmo ano, obteve o 1º lugar na Categoria de Música de Câmara na Bélgica-Neerpelt Festival Internacional de Música com o Ensemble de Saxofones do CMC.

Representou a escola com uma composição original no Centro Cultural de Belém. Integrou grupos como Ensemble do CMC, Orquestra de Sopros de Coimbra, CMC Big Band, Muzzak Quarteto, e muitos outros. Trabalhou com nomes do mundo do saxofone como Carlos Canhoto, Manuel Mijan, Jerome Laran, Claude Delangle e outros.

Representou a ESART no Festival Internacional de Saxofones de Palmela (FISP) em 2016. Integra o Quarteto Insax e o Quarteto ElDorado onde o levou a palcos como Festival Internacional de Música de Viseu em 2017, o 2nd European Saxofone Congress 2017, o XVIII World Saxophone Congress em 2018 e o FISP em 2019.

Participou em classes de aperfeiçoamento/cursos de direção de orquestra com Simão Francisco, Pedro Oliveira, Jean-Sébastien Béreau e Tiago Alves. Como maestro já dirigiu o I, II e III Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Vila Nova de Poiares , o I, II e III Estágio de Orquestra de Sopros e percussão de S. Pedro de Alva e o I Estágio da Orquestra de Saxofones do Dão.

É coordenador e professor das Escolas de Música da Filarmónica Fraternidade Poiarense e da Filarmónica da Casa do Povo de São Pedro de Alva, professor de saxofone no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e Academia Poiarense de Artes e Espetáculos. É também maestro da Filarmónica Fraternidade Poiarense, Filarmónica da Casa do Povo de S. Pedro do Alva e Coro Misto da Filarmónica Fraternidade Poiarense, assim como fundador da Academia Poiarense de Artes e Espectáculos e da Orquestra de Saxofones do Dão.

Bio facultada por Jorge Oliveira, publicada na Meloteca a 01 de março de 2021

[ Músicos de Coimbra ]

Clique AQUI para saber mais sobre músicos de Coimbra.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook