Jorge Moyano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Moyano

Piano

Nascido em 1951, Jorge Moyano iniciou os estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças.

Em 1968 concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe de Maria Cristina Lino Pimentel, tendo posteriormente frequentado vários cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de mestres como Helena Moreira de Sá e Costa, Karl Engel e Claude Helfer, entre outros.

Entretanto, em 1974, terminou o curso de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, e somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório como professor de Piano, passou a dedicar-se exclusivamente à música.

Detentor de diversos prémios nacionais, exerce actualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa, e mantém simultaneamente actividade como concertista. Nessa qualidade podem referir-se as suas participações nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Cultural de Belém e ainda em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron, entre muitos outros.

Participou regularmente na Folle Journée em Nantes e em Tóquio e na Festa da Música em Lisboa.

Tem actuado com variadas orquestras – Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, Ensemble Musica Viva, Virtuosi di Kuhmo etc. –, tendo-se apresentado ainda no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá e Tunísia.

Faz parte regularmente de júris de concursos nacionais, tendo igualmente integrado os júris dos concursos internacionais Vianna da Mota e Cidade do Porto.

Editou um CD com obras de Schumann.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook