Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Montenegro

Piano

Jorge Montenegro é natural de Lisboa, onde nasceu a 12 de junho de 1961.

Iniciou os estudos musicais com a sua avó materna, aluna do eminente pianista compositor Óscar da Silva (por sua vez aluno de Clara Schumann em Weimar).

Prosseguiu os estudos no Curso de Música Silva Monteiro com Fernanda Wandschneider, tendo obtido em exame final a respetiva Medalha de Ouro. Em 1984 concluiu o curso superior de piano no Conservatório de Música do Porto, com a máxima classificação e, nesse mesmo ano, licenciou-se em direito na Universidade Livre do Porto.

Obteve o Prémio Engenheiro António de Almeida, o 1º Prémio “Cidade da Covilhã”, assim como o 1º especial Fernando Lopes Graça e o 1º Prémio no Concurso de Piano da Juventude Musical Portuguesa. Estudou na Arizona State University onde lhe foi atribuído o grau de Master of Music sendo, pois, convidado para membro da Honor Music Society.

Deu inúmeros concertos em Portugal, França e Estados Unidos. Atualmente é professor de piano e instrumento de tecla no Conservatório de Música do Porto onde apresentou o método de Ray Gottlieb Attention and Memory Training; Stresspoint learning on the trampoline. Em 2009 trabalhou os 24 Études de Frédéric Chopin com Rebecca Penneys, premiada no concurso de Chopin e aluna de Rosina Lhévinne e Arthur Rubinstein.

Cf. Conservatório do Bonfim, acesso a 15 de março de 2018