Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Machado

Violoncelo

Jorge Machado formou-se no Conservatório Nacional nos Cursos Superiores de Violoncelo e de Composição e na Licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, onde frequenta o Mestrado em Musicologia Histórica.

Estudou violoncelo com Isaura Lisboa, Pilar Torres, Celso de Carvalho, Andreizj Michalsky e depois de se diplomar, participou em cursos de aperfeiçoamento com Paul Tortelier, Iannos Starker e Maria de Macedo. Na composição trabalhou academicamente com Christopher Bochmann, Constança Capdeville e Álvaro Salazar, e em cursos de aperfeiçoamento e seminários com os compositores Jorge Peixinho, Cândido Lima, Filipe Pires, Emanuel Nunes, George Benjamin e Marco Stroppa. Fez o curso de Monitores de Composição orientados pelos professores Maria de Lurdes Martins e Jorge Peixinho e as Acções de formação para professores de A.T.C. organizadas pelo G.E.T.A.P.- M. E.

Lecciona desde 1981 em escolas de música, nomeadamente o Conservatório Regional de Setúbal, a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, a Escola de Música do Conservatório Nacional e o Instituto de Música Vitorino Matono, as disciplinas de Violoncelo e Análise e Técnicas de Composição. Desde 2000 que desempenha as funções de Vice-Presidente do Conselho Executivo da Escola de Música do Conservatório Nacional.

Como violoncelista fez parte de vários quartetos de cordas, agrupamentos de câmara e orquestras. Desde 1991 que é membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, tendo participado em diversos festivais em Portugal e no estrangeiro.

06 Maio 2006