Jorge Alves

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Alves

Violeta

Jorge Alves é professor de viola de arco na Escola Profissional Artística do Vale do Ave e na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Iniciou os estudos musicais no Centro de Cultura Musical e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Concluiu o Bacharelato em viola na Academia Nacional Superior de Orquestra e a Licenciatura em Viola na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Estudou ainda com Barbara Friedhoff e Anabela Chaves em Lisboa e, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, com Tibor Varga em Sion (Suíça) e Bruno Giuranna em Cremona (Itália).

Participou em classes de aperfeiçoamento de viola e música de câmara com Yuri Bashmet, Yuri Gandelsman, Jean Sulem, Rainer Moog, Gerard Causs é, Alexandre Spechi, Boris Baras, Emanuele Segre, Joyce Tan, Atar Arad, Luigi Bianchi, Lars Tomter e Martin Outram.

Foi laureado em Viola e Música de Câmara no Prémio jovens Músicos – RDP, assim como nas classes Solista e Música de Câmara, no Concurso Internacional da Academia de Santa Cecília, em Portugruaro (Itália).

Como solista tocou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Académica Metropolitana, Sinfonieta de Lisboa e Orquestra Artave. Colaborando com as principais instituições portuguesas, apresenta-se regularmente em público, tendo já tocado nas principais salas do nosso país, em quase todos os festivais de música portugueses, salientando-se apresentações a solo nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, Jornadas de Nova Música de Aveiro e Festival de Música de Macau.

Fora do país apresentou-se em Espanha, França, Escócia, Inglaterra, Suíça, Itália, Holanda, Bélgica, Brasil e China. Em duo com o pianista Francisco Albuquerque participou no II Ciclo Nacional de Música Nova Era em Serpa, no ciclo Concertos de Domingo do Museu Calouste Gulbenkian, no Ciclo Jovens Intérpretes na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão e na Temporada de Música de Santo Tirso.

Recentemente orientou cursos de aperfeiçoamento de Viola no Instituto Politécnico de Castelo Branco, Academia de Música do Fundão, Conservatório de Aveiro e no Lemmens Institute of Music da Universidade Católica de Leuven (Bélgica).

Frequenta o Mestrado em Estudos da Criança – Educação Musical, na Universidade do Minho onde está a desenvolver uma dissertação sobre filosofia e estética da performance musical.

04 Julho 2006

Partilhe
Share on Facebook
Facebook