Jorge Carvalho Alves maestro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Alves

Direção coral

Jorge Alves fez os seus estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa – Curso Geral de Canto Gregoriano – e, posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa – Curso Superior de Direcção.

Frequentou diversos cursos de Direcção Coral e Técnica Vocal em Portugal e no estrangeiro, tendo estudado com José Robert, Edgar Saramago, Lazlo Eldoro, Anton de Beer, Erwin List, Luís Madureira e Jill Feldman.

Colaborou no Coro do Teatro Nacional de S. Carlos em diversas óperas, entre 1984 e 1988, ano em que ingressa no Coro Gulbenkian.

Em Outubro de 1984 inicia a sua carreira como Director Coral com o Coro de Câmara Syntagma Musicum, com o qual obtém o prémio “Novos Valores da Cultura”, em 1988, atribuído pela Secretaria de Estado da Cultura. Tem realizado concertos com diversos coros e grupos instrumentais, em Portugal e no estrangeiro.

Leccionou as disciplinas de Coro e Formação Musical em diversos Conservatórios, Escolas profissionais de Música e outros estabelecimentos de ensino. Orientou o “II Seminário de Canto Coral Vox Aurea”, em Madrid (1996), destinado a Directores Corais.

São de destacar as apresentações, com o Coral Lisboa Cantat, da “Missa para duplo Coro” de Frank Martin com o Coro Syntagma Musicum, bem como as obras “Carmina Burana” de Carl Orff, “Requiem” de Gabriel Fauré, “Petite Messe Solemnelle” de Rossini, “Requiem” de Maurice Duruflé, “Requiem” de Verdi, “Requiem” de J. Brahms entre outras.

Dirige o Coro da Universidade Técnica de Lisboa, o Coral Lisboa Cantat, o Coral Luísa Todi e o Grupo Coral Encontro, de Queluz. Desde Maio de 2001, é Maestro assistente do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos e pertence ao quarteto vocal “Tetvocal”.

03 Dezembro 2004

Partilhe
Share on Facebook
Facebook