Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Alves Barbosa

Órgão

Jorge Alves Barbosa, sacerdote diocesano de Viana do Castelo, nasceu em Castanheira, Paredes de Coura, em 15/12/1955. Recebeu as bases da formação musical nos Seminários de Braga, recebendo uma particular influência de Manuel Faria com quem estudou e depois colaborou de perto até à morte deste, em 1983.

Frequentou, no Conservatório do Porto, o Curso Superior de Piano com o Prof. Fausto Neves. Entre 1988-1992, frequentou o Pontifício Instituto de Música Sacra em Roma, onde obteve o título de Maestro em Canto Gregoriano (Bonifácio Baroffio), Licenciatura em Música Sacra (Harmonia, Contraponto e Fuga com Ítalo Bianchi) e Diploma de Órgão litúrgico (Alberto Cerroni), em todos os cursos com as máximas classificações. É Mestre em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia de Braga da UCP.

Frequentou diversos outros cursos no âmbito musical, destacando-se o trabalho feito com Jos Lennards em Canto e Direcção Gregoriana (Fátima, 1974-1980), continuados com Theodore Marier (Roma, 1988) e Alberto Turco (Roma, 1989-91); com Domenico Bartolucci trabalhou Direcção Polifónica (Roma, 1988-1992) e colheu algumas experiências em trabalhos em Direcção Coral com Erwin List (Penafirme) e Walter Marzilli (Roma, 1991-92). Também no período de estudos em Roma fez parte, durante três anos, da Schola Cantorum Romana, grupo especializado na investigação e execução do repertório gregoriano, como cantor solista, tendo realizado mais de quarenta concertos.

Entre 1992-2001, foi Professor Adjunto na Escola Superior de Educação em Viana do Castelo, leccionando Análise Musical, História da Música, Harmonização Prática, Organologia e dirigiu também o Coro da mesma Escola em diversas apresentações públicas e concertos. Lecciona Teologia e Música Litúrgica na Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas de Viana do Castelo.

Ao mesmo tempo desenvolve uma actividade de concertista de Órgão contando com um considerável número de concertos realizados em Portugal e na Galiza tendo inaugurado vários restauros de órgãos históricos. Com o Coro da Escola Superior de Educação, deu vários concertos temáticos de Natal e Páscoa com repertório coral e organístico, em Viana do Castelo e Valença. Tem publicados vários trabalhos no campo da investigação musicológica destacando-se “A Música na liturgia bracarense nos séculos XII e XIII” (Tese de Mestrado) e ainda o “Cancioneiro Coral Galego” (Ed. Ir Indo, Vigo), para coro de crianças, a que se acrescenta um considerável elenco de artigos e outros trabalhos no âmbito da Música e Teologia publicados em diversas revistas bem como colaboração em jornais.

Como compositor, publicou várias Composições para Coro nomeadamente dentro do repertório popular galego (três séries) e português (duas séries), grande parte já executada. Em edição do Secretariado Nacional de Liturgia, foi publicado um conjunto de arranjos de Música Litúrgica para Coro e Banda, tendo elaborado um considerável repertório para a mesma formação quer de carácter sacro quer profano.

No ano de 1997, venceu o “I Concurso de Composição Coral Cidade de Vigo”, (composição original) e obteve o Terceiro Prémio (secção de harmonização de tema popular). Foi membro da Equipa Técnica da Federação Coral Galega, integrou ainda o Juri do Primeiro Concurso de Composição Coral Galega (Vigo), e dos Concursos “Pelegrin” de Composição Coral (Santiago de Compostela, 1993 e 1994) e do III Concurso de Composição Coral “Cidade de Vigo” (2001).

Participou como monitor em vários cursos de Direcção Coral na Galiza, desenvolvendo uma considerável actividade nesse campo quer como conselheiro técnico quer como compositor e acompanhador, dentro da actividade de organista, nomeadamente com o Coro “Ars Musicae” de Pontevedra e o “Coro Clásico” de Vigo.

1. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

a) Licenciatura em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Tese: “A Música no Diálogo entre Deus e o Homem” (l988)
b) Mestrado em Canto Gregoriano pelo Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma.
Tese: A Música na Liturgia Bracarense nos séculos XII e XIII, (Roma, 1991)
c) Equivalência do anterior a Mestrado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1994)
d) Licenciatura em Musica Sacra no Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma, na área da Composição: Harmonia Contraponto e Fuga (1992).
e) Diploma de Órgão Litúrgico, (Título de “Organista de Igreja” no mesmo Instituto (1991).

f) Outros cursos:
* 1973-1977: Curso de Direcção Gregoriana, nas Semanas Gregorianas de Fátima com Jos Lennards. Diploma de Direcção Gregoriana, estudos de Semiologia com Bernard Girod; Interpretação com Arsène Bedois.
* 1981: Curso de Pedagogia Musical (Método Helden, (ed.musical infantil), no âmbito das Semanas Gregorianas de Fátima.
* 1985-1988: Frequência do Curso Superior de Piano no Conservatorio de Música do Porto.
* Participação em diversos Cursos e Seminários no âmbito da Direcção Coral, nomeadamente 1º Curso Internacional de Direcção Coral, Lisboa 1987, com Erwin List; estudos em Roma com Domenico Bartolucci e Walter Marzilli.

2. ACTIVIDADE DOCENTE

* 1980-1987: Professor de R. M. Católica na Escola do Magistério Primário de Viana do Castelo.
* 1986-1988: Professor de Análise e Técnicas de Composição, História da Música e Piano, na Academia de Música de Viana do Castelo.
* 1984-1988: Professor de Sagrada Escritura na Escola Superior de Teologia e Cências Humanas do Instituto Católico de Viana do Castelo.
* Desde 1992: Professor Equiparado a Professor Adjunto no Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas (Variante de Educação Musical) na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

3. OUTRAS ACTIVIDADES

* Desde 1985: Membro da Equipa Técnica da Federação Coral Galega.
* 1985: Integra o Juri do “Primeiro Concurso de Composição Coral Galega”
* 1986-1988: Monitor em diversos cursos de Direcção Coral na Galiza e outras actividades no campo da música coral na mesma região como em Viana do Castelo e Braga.
* 1988-1991: Como membro da Schola Cantorum Romana (grupo de investigação e divulgação do repertório gregoriano) realizou à volta de meia centena de concertos.
* 1993: Participou no Congresso “Cluny e o Caminho de Santiago em Espanha nos séc. XI e XII” em Sahagún (Leon – Espanha) com a comunicaçäo “S.Geraldo e a Reforma Liturgica em Braga – Elementos musicais”.
* 1993: Participou no Congresso da Associaçäo Portuguesa Amigos do Órgäo (Novembro, Braga), realizando o Concerto de Encerramento do Congresso e de Inauguraçäo do órgäo restaurado do Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga.
* 1993 e 1994: Integra o Juri do II e III “Concursos Pelegrín de Composiçäo Coral” integrados nas actividades do “Xacobeo-93”.
* 1993- Vários concertos de Órgäo por diversas localidades de Portugal e Galiza.
* 1994: Participa no Congresso “Órgãos Históricos Portugueses” em Mafra com a comunicação “O Órgão da Igreja de Santo Estêvão de Valença e o Património organistico da Diocese de Viana do Castelo” (1 a 4 de Dezembro de 1994).
* 1995: Participa no Congresso da Associação Portuguesa Amigos do Orgão” em Óbidos. Intervenção sobre “A arte da registação no órgão ibérico” (não escrita)
* 1996: Concerto de inauguração do Órgão restaurado da Igreja da Misericórdia – Barcelos
* 1997: Concertos de Órgão na Catedral de Vila Real (75 Aniv. da Diocese); na Concatedral de Vigo (“Ciclo de Primavera”) e em Carvoeiro – Viana do Castelo n’ “Os Sons da História – I”
* 1997: Inauguração do Órgão restaurado de Areosa – Viana do Castelo (25/07/1997)
* 1997: Participa no Congresso “Ocidente e Extremo Oriente, Cultura Musical e Espírito” em Guimarães e Braga (6 e 7/10/1997)
* 1997: Primeiro Prémio no I Concurso de Composição Coral “Cidade de Vigo” modalidade A com o original “Que hermosa te dou Deus, Terra querida” sob poema de Rosalia de Castro e Terceiro Prémio na Modalidade B com a harmonização do tema popular galego “Os casados valen prata”.
* 1998: Participa no Programa “Sons da História II” com um Concerto de órgão no Convento de Refoios (Ponte de Lima) sob o tema “A Música na liturgia conventual – A “Missa de órgão” (em parceria com Rui Paiva) e no “VI Ciclo Ibérico de Música Sacra” em Tui, com um Concerto de Órgão; Concerto no Órgão da Capela do Bom Jesus da Cruz em Barcelos (700 anos do Condado de Barcelos)
* 1998 -1999: Lecciona Filosofia e Estética da Educação Musical no Curso de “Mestrado em Educação Musical”: ESE de Viana do Castelo – Roehampton Institute de Londres.
* 1999 – Conferência: “Musica divina” ou “Diabolus in Musica” em “Colóquios sobre o Maravilhoso” na Semana de Literatura para a Infância e Juventude ESEVC (31/05/1999)
* 1999: Concerto Coral “Os Cantos de Peregrinação, da Idade Média aos nossos dias” integrado nas celebrações do Jacobeu 99 (Ponte de Lima, 18/03/1999) com o coro da ESEVC
* 1999: Concerto de Inauguração do restauro do Órgão de Penalva do Castelo (20/06/1999).
* 1999: Dois Segundos Prémios no II Concurso de Composição Coral “Cidade de Vigo”: na modalidade A (obra original: “Diredes destes versos” com poema de Rosalìa Castro) e na modalidade B (harmonização de tema popular: “Na alma se me clavou” ).
* 2000: Concerto de inauguração do restauro do Órgão da Igreja Matriz de Barcelinhos (27/03/200)
* 2000: “Concerto de Páscoa” em Valença com o Coro da Escola Superior de Educação (17/04/2000)
* 2000: Concerto de inauguração do restauro do Órgão da Igreja Paroquial de Águas Santas – Póvoa de Lanhoso (28/05/2000)
* 2000: Conferência: “Mito e Magia na Música para Crianças” nos “Colóquios sobre Contar Histórias” na Semana de Literatura para a Infância e Juventude na ESSE-VC (31/05/2000)
* 2000: Concerto de inauguração do restauro do Órgão da Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco em Guimarães (04/10/2000)
* 2001: Concerto de Encerramento do “Ano Jubilar 2000” na Sé de Viana do Castelo, com o Coro da ESEVC, Grupo Instrumental de Banda, e Órgão, sob o tema “O Mistério da Encarnação – Cristo ontem, hoje e sempre” (04/01/2001)
* 2001: Concerto de Inauguração do restauro do Órgão de S. Miguel de Apúlia, Esposende (07/01/2001)
* 2001: Missa de Ordenação Episcopal de D. Antonino Dias, com o Coro e Grupo Instrumental da ESSE-VC, na Igreja de S. Domingos em Viana do Castelo
* 2001: Conferência “Cantar com arte e com alma…” in Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica, Viana do Castelo (24/02/2001)
* 2001: Prémio de Mérito “Fundação Fernando de Magalhães” pelo trabalho realizado particularmente como coro. Atribuído pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (15/05/2001)
* 2001: Concerto de Órgão na Igreja de S. Francisco em Guimarães (20/05/2001)
* 2001: Conferência: “Do canto da rã ao canto do cisne” in “Colóquios sobre Os Animais na Literatura” na Semana de Literatura para a Infância e Juventude na ESE-VC (30/05/2001)
* 2001: Comunicação: “Música para Crianças, ecos de uma experiência” in II Encontro sobre História do Ensino da Música em Portugal, Instituto de Estudos da Criança, Univ. Minho. (31/05/2001)
* 2002: Conferência “Cantai a Deus em vossos corações – A música na Liturgia da Palavra”, no Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica, Viana do Castelo (10/02/2002)
* 2002: Concerto de Inauguração do restauro do Órgão da Igreja da Misericórdia em Ponte de Lima (23/03/2002).
* 2002 – Concerto de Órgão – Casa das Artes, Arcos de Valdevez (20/12/2002)
* 2002 – Concerto de Órgão – Matriz de Vila do Conde (21/12/2002)
* 2003 – Conferência “Com os Anjos e os Santos – A Música na Liturgia Eucarística”, no Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica, Viana do Castelo (02/03/2003).
* 2003 – Concerto de Órgão na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Viana do Castelo (12/05/2003)
* 2003 – Conferência “Musica divina ou Diabolus in Música” (revista) nos Serões Culturais da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, de Viana do Castelo (25/06/2003)
* 2003 – Apresentação do Órgão da paróquia de S. Pedro Fins – Maia (15/08/2003)
* 2003 – Concerto/Bênção do Órgão da Igreja de S. António das Antas – Porto (14/09/2003)
* 2004 – Concerto na Igreja do Carvalhido – Porto (10/01/2004)
* 2004 – Concerto de Inauguração do restauro do Órgão da Igreja Paroquial de Outeiro, Viana do Castelo (18/01/2004)
* 2004 – Conferência “O Canto litúrgico, expressão sublime do diálogo com Deus e com os irmãos” no Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica, Viana do Castelo (22/002/2004)
* 2004 – Concerto comemorativo do Quinto Centenário do “Milagre das Cruzes” (1504-2004) no Santuário do Senhor da Cruz, Barcelos (19/03/2004).
* 2004 – Recital de Órgão na Igreja Paroquial de S. Pedro Fins (Maia) – Homenagem a Carlos Seixas (01/08/2004)

4. PUBLICAÇÕES DE ÂMBITO MUSICOLÓGICO

– A Música na Liturgia Bracarense nos séculos XII e XIII in Revista “Modus” (Ed. do Instituto Gregoriano de Lisboa, Vol.3, 1989-92, p. 81-271).
– Diversos Artigos e colaboração musical nas Revistas: “Nova Revista de Música Sacra”, (Braga), “Galicia Cantat” (Vigo), “O Distrito de Braga”; vários artigos de crítica musical no Jornal “Notícias de Viana”, com mais de quarenta títulos, até 1988.
– A Registação do Órgão litúrgico – Ed. da NRMS n. 77-79 (Braga)
– “A Etnomusicologia: Subsídios para uma abordagem na Educação Musical”, in Revista da ESE, 2/1997, p. 127-144
– “A Linguagem Musical: Possibilidades de uma Semântica”, in Revista da ESE, 3/1998, p. 115-138.
– “Os oceanos e a música” in Notícias de Viana (por ocasião da Expo-98).
– “Bach, ontem, hoje e sempre” in Notícias de Viana de 15/06/2000 (Cent. da more de Bach)
– “Verdi, a força de um destino” in Notícias de Viana de 1/02/2001 /Cent. da morte de Verdi)
– “Cantai com arte e com alma” in Memoria VIII/2001, Viana do Castelo
– “A Música na Acção Pastoral de D. Frei Bartolomeu dos Mártires”, in Cadernos Vianenses, Vol. 33 (2003) e um resumo em Nova Revista de Música Sacra n. 107.
– “Musica divina ou Diabolus in Musica” in Memoria, X/2003, Viana do Castelo, p. 69-92
– Celebrações Litúrgicas para o cristão de hoje, Cadernos do Sínodo Diocesano, 2003
– “Canções para Crisnças – Ecos de uma experiência” in II Encontro de História do Ensino da Música em Portugal, Univ. do Minho, 2003
– “Mito e magia na música de temática infantil” in Revista de Educação Musical, n. 115 (2004), p. 29-38.

5. OBRAS MUSICAIS

Obras musicais publicadas:
* Cancioneiro Coral Galego, Ed. Ir Indo, Vigo, 1995; obra didáctica para Canto Coral nas Escolas galegas, em colaboraçäo com Vicente Rodriguez Abeijón. Esgotado
* Cânticos Instrumentados para Banda – Ed. Secretariado Nacional de Liturgia,
Fátima, 1999. (a maior parte do trabalho é meu)

Obras para Coro: Ed. do Autor, não disponíveis no mercado: (grande parte já executadas)
* Canto a Galícia – I (10 cantos populares galegos para Coro misto)
* Três Cantigas Medievais (Tríptico de “contrafacta” para Coro sobre textos da lírica medieval galaico-portuguesa) (1996)
* Cantata Terceirense: para coro misto a capella: do folclore da ilha Terceira (1996)
* Música popular portuguesa – I: para Coro misto sob temas do folclore (1997)
* Canto a Galícia – II (10 harmonizações de cantos galegos)
* “Que hermosa te dou Deus, terra querida” – sob Poema de Rosália de Castro (1º Prémio do I Concurso de Composição Coral “Cidade de Vigo”, 1997)
* Música Popular Portuguesa – II (1998)
* Canto a Galícia – III ( 9 temas populares galegos para coro misto) (1998)
* Três Cantigas de Santa Maria (harmonização para coro 4.v.m.) (1998)
* Incursões (temas diversos para coro misto) (1998)
* Presépio Novo (Versão para Coro a 4 v.m. da mesma obra de Manuel Faria) (1998)
* “Diredes destes versos” – poema de Rosalia Castro (2º Prémio do II Concurso de Composição Coral “Cidade de Vigo”, 1999)
* “Con te partirò” – arranjo para Soprano e Tenor solo e Coro a 4 v.m. (1999)

Obras para Coro e Instrumental de Banda:
* In sono Tubae – I (25 Cânticos litúrgicos arranjados para Coro e Banda) (1997)
* In sono Tubae – II (25 Cânticos litúrgicos arranjados para Coro e Banda) (1998)
* Missa em Honra de S. João de Deus, de Joseph Haydn (Instrumentação) (1999)
* Cânticos para Celebrações Matrimoniais (1999)
* Canção Crepuscular: sobre original de Mendelssohn (1999)
* Tollite Hostias – Final da Oratória de Natal de Camille Saint-Saëns (1999)
* Hino do Grande Jubileu – original de Jean Paul Lecot (Banda e Octeto de Metais)
* In sono Tubae – III (25 Cânticos litúrgicos arranjados para Coro e Banda) (2000)
* “Ave Verum Corpus” – Mozart – ( 4 v.m. e Instr. de Banda) (2001)
* Psaume 150 – de César Franck ( 4 v.m. e Instr. de Banda) (2001)
* “Haec Dies”, Motete Pascal de Domenico Bartolucci (2 coros e Banda) (2001)
* In Sono Tubae – IV (25 Cânticos litúrgicos arranjados para Coro e Banda) (2002)
*Coral “Wachet auf” – Coral de Bach ( coro a 4 v. m. e Banda (2002)
* Coral “Jesus bleibet meine Freude” Coral de Bach ( coro a 4 v. m. e Banda (2002)

Obras para Órgão:
* Fantasia e Fuga sopra Alleluia “Pascha nostrum” (Roma, 1992)
* Concerto em Lá Maior, de Carlos Seixas (Transcrição para Órgão, Viana, 2004)

Obras para Piano (trabalho mais de carácter académico):
* Tredici Romanze (Roma 1991)
* Sonata em Fá (Roma 1992)
* Prelúdio e Fuga para Cravo (Roma, 1992)