João Alves

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Alves

Contrabaixo

João Vítor Monteiro Alves nasceu a 24 de Abril de 1989 em Golfeiras, Mirandela.

Começou os estudos musicais aos 10 anos em piano, tendo aulas particulares com António Neto.

Aos 12 anos ingressou na Escola Profissional de Artes de Mirandela (ESPROARTE), na classe de Oboé com Sandra Monteiro. Insatisfeito, trocou de instrumento para contrabaixo na classe de Alexandre Storojouk. Acaba o 8º grau com 19 valores.

Durante o seu percurso escolar na Escola Profissional, participou em 4 estágios APROARTE, foi finalista no concurso “Eixo Atlântico” em Espanha e realizou masterclasses com professores como Yuri Akseonov, Vladimir Kouznetsov, Artur Slavomir Marzec e Manuel Rêgo.

Em 2009 ingressou na Escola Superior de Música De Lisboa (ESML) na classe de Manuel Rêgo. Durante este período, foi convidado a fazer reforço na Orquestra Gulbenkian, Orquestra da Metropolitana e Orquestra Sinfonietta; participou também em classes de aperfeiçoamento com os professores Yuri Akseonov, Adriano Aguiar, Christopher Bereau, Catalin Rotaru, entre outros.
Terminou a Licenciatura em Julho de 2012 com 19 valores.

Em 2014 integrou a Banda Sinfónica do Exército Português na qual, até à sua saída em 2016, realizou inúmeros concertos nas mais diversas salas de concerto do país.

Atualmente encontra-se a leccionar na escola “Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes e Dança” e “CAORG – Conservatório de Artes e Ofícios Roque Gameiro” em Minde.

É convidado regularmente a reforçar orquestras como: Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Banda de Alcobaça, entre outras.

Encontra-se a terminar na Escola Superior de Música de Lisboa, o Mestrado em “Ensino da Música”.