João Victor Costa

João Victor Costa

Maestro

João Victor Costa nasceu a 24 de abril de 1939, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, Madeira, e faleceu a 25 de outubro de 2018.

Frequentou durante nove anos o Seminário Diocesano do Funchal, onde desenvolveu o gosto pela música, dedicando-se desde muito jovem à composição e estudo de instrumentos. Estudou canto, piano e composição na Academia de Música e Belas Artes da Madeira.

Concluídos esses estudos musicais, foi-lhe concedida uma bolsa de estudos pela Fundação Calouste Gulbenkian para cursos de aperfeiçoamento na Escola Superior de Música de Munique onde se especializou na interpretação de Lied, Oratória, Ópera e Composição.

Nos Festivais de Verão dessa mesma cidade, estreou-se como cantor na ópera Zaida de Mozart. Seguidamente integrou um quarteto vocal, contratado para uma digressão de concertos em Israel. Na ópera estadual de Augsburgo esteve contratado diversos anos consecutivos desempenhando papéis principais em óperas como A força do Destino, Il Trovatore de G. Verdi, La Bohéme e Tosca de Puccini.

Actuou como tenor convidado em Portugal, Áustria, Checoslováquia, Itália, entre outros países.

Nunca deixou de compor desenvolvendo um estilo muito próprio, sem sujeitar-se nunca aos ditames da moda. É o autor do Hino da Madeira, bem como de 2 oratórias em português, de mais de 100 canções eruditas para canto e piano, das quais se destacam 13 sonetos de Luís de Camões, já por ele mesmo gravados e editados em CD.

Obras suas foram executadas em Viena, em primeira audição. Tem diversas obras para trios, quartetos e outros conjuntos de câmara. Algumas obras suas foram apresentadas pela Orquestra Clássica da Madeira.

Uma das principais características da obra de João Victor Costa é a de continuar utilizando temas de raízes populares, não só para os coros como para todos os tipos de instrumentos imprimindo-lhes um cunho erudito, actual e pessoal, representando uma simbiose do maior interesse para a cultura actual e futura.

25 de outubro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook