João Terleira
Tenor
João Terleira iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo. É licenciado em Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto, sob a orientação de Rui Taveira.
Apresenta-se regularmente em Portugal e no estrangeiro, abrangendo repertório que inclui recitais de canto, canção sinfónica e oratória. No domínio da ópera, cantou papéis principais em Dido e Eneias de Purcell, Così fan tutte, A flauta mágica e Don Giovanni de Mozart, Rita de Donizetti, Frühlings Erwachen de B. Mernier, e Il viaggio a Reims, de Rossini, além de ter participado na estreia de Mumadona, de C. Azevedo, produção exclusiva de Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.
João Terleira participou em gravações para a RTP – Antena 2, em 2008 e 2013, e gravou para o Euroclassical Online Festival, tendo interpretado o ciclo Winter Words de Benjamin Britten. Recebeu o 4.º prémio no 4.º Concurso Nacional de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. É bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia no projeto “Tecnologia de Apoio em Tempo-Real ao Canto”.
João Terleira terminou o Mestrado em Interpretação Artística, na ESMAE, com a dissertação Tecnologia de Apoio em Tempo-Real ao Canto – Relação entre parâmetros percetivos da voz cantada com fenómenos acústicos objetivos, sob a orientação de Rui Taveira e Sofia Lourenço.
Entre 2013 e 2015, foi membro do estúdio da Ópera da Flandres, sediado em Gent, na Bélgica.
2017