trompetista João Silva

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Silva

Trompete

João Silva estudou na Escola Profissional de Música e Artes de Almada e na Escola de Música do Conservatório Nacional.

É Licenciado em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde foi distinguido com o Prémio de Mérito Académico, e Mestre em Música pela Universidade de Música de Colónia (Alemanha), onde se especializou na interpretação de música contemporânea, tendo desenvolvido os estudos na classe do renomeado trompetista Urban Agnas.

João é atualmente doutorando em Música e Musicologia, especialidade em Interpretação, na Universidade de Évora, desenvolvendo a sua investigação no campo da música para trompete e eletrónica.

A sua carreira tem-se dividido entre o repertório solo, de música de câmara ou orquestra, destacando-se neste último campo as suas mais recentes performances com a Orquestra de Câmara da Turquia, Orquestra de Câmara da Rádio Alemã, Graubünden Kammerphilharmonie, Junge Sinfonie Köln ou Orquestra Clássica do Sul, em emblemáticas salas como a Kölner Philharmonie, Tonhalle Düsseldorf, Essener Philharmonie, Konzerthaus Ravensburg, Stadttheater Lindau, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Coliseu do Porto, Teatro Camões ou Teatro São Luiz.

Até recentemente radicado na cidade alemã de Colónia, João participou ativamente em alguns dos mais importantes festivais de música por toda a Alemanha, como o festival AchtBrücken, Aachener Bachtage, Kölner Philharmonie TRIPCLUBBING, Forum neuer Musik Deutschlandfunk ou Internationales Klavierfestival junge Meister Bodensee, onde realizou uma tournée a solo com o Concerto n. 1 de Shostakovich para piano, trompete e orquestra.

Toca e grava regularmente para diversas rádios e estações de televisão como Deutschlandfunk, WDR – Westdeutscher Rundfunk, Antena 2, Rádio Europa Lisboa e RTP.

Integra a equipa de investigação do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, na Escola Superior de Música de Lisboa, sendo igualmente membro do Grupo de Investigação em Música Contemporânea.

João dedica-se também ao ensino do trompete, desenvolvendo diversas atividades musicais pedagógicas regulares com crianças e jovens.

30 de outubro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook