João Rosa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Rosa

Piano

João Luís Rosa nasceu em Lisboa. Estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de Olga Prats e posteriormente de Miguel Henriques, tendo concluído o curso com vinte valores.

Terminou em 1995 o curso de piano na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Miguel Henriques, prosseguindo os estudos no Welsh College of Music and Drama, em Cardiff, Richard McMahon e Julian Jacobson. Paralelamente, estudou com Mikahil Kazakewich, na Goldenweiser Music Academy, em Londres.

Participou em classes magistrais, tendo trabalhado com Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Dmitri Paperno, Dmitri Bashkirov, Vitaly Margulis, Paul Badura-Skoda, Boris Bloch e Sequeira Costa.

Foi premiado em alguns Concursos Nacionais, nomeadamente da Juventude Musical portuguesa (1º Prémio ex-aequo) e Maria Campina.

Participou na 1ª e 2ª Edição do Festival de Música Barroca do Algarve a solo e em música de câmara e no “Paxos Music Festival”, na Grécia, em 1997. Gravou para a Editora Musicália com o flautista e compositor Joaquim Galvão, dois CD’s com obras de compositores portugueses. Recentemente, actuou como solista com a Orquestra do Algarve sob a direcção do Maestro Dominic Wheeler.

Concluiu com distinção o Mestrado em piano, no Royal Welsh College of Music and Drama (Cardiff, Reino Unido), sob a supervisão de Michael Young. A sua tese aborda algumas obras para piano dos compositores Tiago Cutileiro, Cristóvão Silva e Joaquim Galvão tendo gravado para o efeito um CD nos estúdios do RWCMD. Recebeu desta instituição o MMus Prize (Prémio para o melhor aluno do curso) e usufruiu por dois anos da Sir Geraint Evans Scholarship.

Durante os seus estudos foi escolhido repetidamente para representar o RWCMD em concertos, cursos, classes de aperfeiçoamento e concursos. Destaca-se a masterclass com a pianista Imogen Cooper, inserida no “Cheltenham Music Festival”, na qual participaram apenas três alunos, seleccionados de entre as várias Escolas Superiores do Reino Unido.

Foi bolseiro do “Oxford Philomusic International Piano festival”, do “Chetham´s International Piano Festival” em Manchester e participou no “Intercollegiate Beethoven Competition” em Londres.

É Professor creditado da “Associated Board of Royal Schools of Music”. É Professor efectivo na Academia de Música de Lagos e no Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook