Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Reis

Canto

João Reis é natural do Porto e nasceu em 17 de Novembro do ano de 1987. Por volta dos 10 anos, fortemente influenciado pelo seu pai, amante de música, começou os estudos musicais em piano e, dois anos mais tarde, em guitarra clássica.

Quando acabou o 12º ano, com 18 anos, decidiu entrar no Ensino Superior, enveredando pela Engenharia Mecânica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Por esta altura os seus estudos musicais foram interrompidos, mas por pouco tempo, pois foi aceite como coralista no Coro Polifónico da Lapa, sendo este um ponto de viragem na sua carreira académica.

Abandonando a Engenharia e decidido a seguir Música, recomeçou os estudos musicais na Igreja da Lapa, sob a tutoria do Mestre-Capela Filipe
Veríssimo, estudando Teoria Musical, Canto com Vítor Sousa e Piano com Daniel Gonçalves.

No ano seguinte, concorreu à Escola das Artes da Universidade Católica e ingressou no Curso de Canto, na classe de António Salgado e Sofia Serra. Foi aperfeiçoando a sua técnica vocal, frequentando classes de alto aperfeiçoamento com Laura Sarti e Susan Waters.

Como elemento do Coro Polifónico da Lapa, interpretou a Oratória de Natal, Magnificat e a cantata 147 de J. S. Bach, Requiem de Mozart, participou na estreia mundial da Paixão de Jesus Cristo Segundo S. João e no Poema Coral Sinfónico “Portugal”, de Pe. Ferreira dos Santos, na Missa “da Coroação” de Mozart, entre outras.

Como aluno de Música, participou em vários concertos com obras de Buxtehude, Luís de Victoria, Bach, Puccini, Rheinberger, Poulenc, Palestrina, Duarte Lobo, Purcell, Sweelick, Frescobaldi, Duruflé, entre outros.

Em 2009, estreou-se como solista interpretando a Missa “da Coroação” de Mozart, acompanhado por Vítor Sousa (tenor), Ana Calheiros (contralto) e Rita Venda (soprano). Foi solista noutras missas de Mozart e de Gounod, sob a direção de Filipe Veríssimo e é salmista na Igreja da Lapa.

No Coro Polifónico, para além de coralista, ensaia com regularidade o naipe dos baixos na preparação das obras.

Mais recentemente, participou na ópera Don Giovani de Mozart, incluído no coro OperaNorte/CEOTM-UA, sob a direção do maestro António Saiote. Num evento chamado “Evangelizar com Música”, onde se interpretaram duas obras de Pe. Ferreira dos Santos, foi solista na segunda peça, sob a direcção do maestro Pe. Ferreira dos Santos e interpretou, também como solista, “Via Crucis” de Franz Lizst, as Cantatas BWV 21 e 152 de Bach e o “Requiem” de Fauré, como solista, sob a direção do maestro Filipe Veríssimo.

Acabou a Licenciatura em Canto em 2012, estando neste momento a frequentar o Mestrado em Ensino na Universidade Católica do Porto.

Participou com o grupo Capella Duriensis na Temporada de Música dos Açores em 2012, sob a direção de Jonathan Ayerst.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook