Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Avançar

João Pereira Coutinho

Flauta

Depois de concluir o curso de Flauta do Conservatório Nacional, em Lisboa, na classe de Ricardo Ramalho, João Pereira Coutinho prosseguiu os estudos musicais como bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris (com M. Debost, P. Nagle e S. Cherrier) e em Viena (com H. Weissberg), frequentando também diversas classes de aperfeiçoamento com Nicolet, Graf, Adorján e Artaud, entre outros.

Laureado nos 1ºs Concursos da Juventude Musical Portuguesa, tem-se apresentado quer como solista, quer em recitais de música de câmara em Portugal, Espanha, Itália, Luxemburgo, Checoslováquia, Cabo Verde, Brasil, Colômbia e Estados Unidos da América e ainda na rádio e televisão.

Membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, integrou também a Orquestra Nova Filarmonia Portuguesa, tendo colaborado ainda com diversas outras orquestras e agrupamentos de câmara portugueses.

A sua discografia tem privilegiado a música portuguesa para flauta dos sécs. XIX e XX, tendo gravado vários CDs com obras de compositores como João Madureira, Eurico Carrapatoso, Fernando Lopes-Graça, Luís Costa ou Ernesto Vieira (entre outros) com o aplauso da crítica especializada.

É professor de Flauta do Conservatório Nacional, em Lisboa, tendo também leccionado no Conservatório de Aveiro e orientado diversos cursos de aperfeiçoamento do instrumento em Portugal e em Espanha.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook