João Pedro Santos
Clarinete
Natural de Torres Novas, João Pedro Lopes dos Santos iniciou os estudos musicais no Conservatório Coral Phydellius, ingressando, posteriormente, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior na classe de Luís Gomes.
Licenciou-se em Clarinete na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto, 2006), na classe de António Saiote. Concluiu o Mestrado em Música na Universidade de Évora com a classificação máxima na disciplina de Clarinete na classe de Étienne Lamaison. Em 2016, concluiu também o Mestrado em Ensino da Música na ESML.
No decorrer da sua carreira musical, obteve o 1º Prémio no Concurso Helena Sá e Costa (Porto, 2003). Foi também premiado com o Grand Prix no Concurso Internacional de Interpretação (Lisboa, 2005); 1º Prémio no Concurso Jovens Músicos na modalidade Solista categoria “A” e Prémio Maestro Silva Pereira (2006); Prémio Eng. António de Almeida, atribuído pelo Instituto Politécnico do Porto (2006) e 2º Prémio no Concurso José Augusto Alegria (Évora 2010).
Apresentou-se a solo com a Orquestra da ESMAE, Orquestra da ESML, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Jovens Sinfónica de Oviedo, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica do Sul e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Trabalhou com prestigiados maestros, entre os quais, Daniel Baremboin, Kirill Petrenko e Gustavo Dudamel.
Realizou gravações, em directo, para a Antena 2, actuando em duo com António Saiote e com o Quarteto Capela. Tem-se apresentado em inúmeros concertos com Esther Georgie e Michel Gal.
Integrou a Orquestra Gulbenkian (2006-2010), a Orquestra Iberoamericana (2008) e obteve o lugar de solista b na Orquestra Clássica do Sul. Colabora também regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Lecciona a disciplina de Clarinete na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Música de Santa Cecília.
Bio facultada por João Pedro Santos, atualizada na Meloteca a 31 de outubro de 2021
Músicos de Torres Novas
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.