Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Pedro Santos

Clarinete

João Pedro Santos nasceu em 1984 em Torres Novas.

Iniciou os estudos musicais no Conservatório Choral Phidellius, ingressando, posteriormente, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior – Covilhã na classe de Luís Gomes. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com vários professores dos quais se destacam: Philipe Cuper, Alain Damiens, Antony Pay, Michel Arrignon entre outros.

Participou em Estágios de Orquestra de Jovens como: Orquestra APROARTE, Orquestra EMP, European Union Youth Wind Orchestra (Itália), entre outras. Apresentou-se a solo com a Orquestra de cordas da Rússia (Variações de Rossini), Orquestra da ESMAE (1o Concerto de Weber), Banda Sinfónica Portuguesa (Carmen de Bizet – Variações), Orquestra Sinfónica de Jovens de Oviedo (Sinfonia Concertante de Mozart), Orquestra Gulbenkian (Concerto de Nielsen), Orquestra do Algarve (Concerto de Nielsen) e Orquestra de Câmara de Cascais.

João Pedro Santos trabalhou com prestigiados maestros e foi membro fundador do ensemble de clarinetes da Academia de Música de Santa Cecília.

Realizou gravações, em directo, para a Antena 2, actuando em duo com António Saiote e com o Quarteto Capela.

Tem-se apresentado em inúmeros concertos com Esther Georgie e Michel Gal e participado como professor convidado em master-classes de clarinete em Espanha (Oviedo) e Covilhã. Integra o Ensemble Mahler. Em Março de 2009 a convite da European Union of Music Competitions for Youth (EMCY), participou numa digressão na Alemanha, onde realizou 10 Concertos e gravou para a Rádio Deutsche Welle. Em Dezembro de 2009, integrou a Orquestra Iberoamericana sob a direccão do Maestro Gustavo Dudamel. Apresentou-se como solista no congresso International Clarinet Association na Casa da Música (Porto).

Foi finalista e vencedor de vários concursos de Música nacionais e internacionais.

Licenciou-se em Clarinete na ESMAE (Porto), em 2006, na classe de António Saiote, tendo concluído o Mestrado em Música na Universidade de Évora com a classificação máxima a Clarinete na classe de Etiènne Lamaison.

Nas temporadas de 2006 a 2010 integrou a Orquestra Gulbenkian como solista B.

Atualmente, João Pedro Santos lecciona a disciplina de Clarinete na Academia de Santa Cecília e na AMAC e colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook