Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Pedro Fonseca

Flauta

João Pedro Fonseca nasceu em Lisboa e iniciou os estudos musicais aos 6 anos. Em 1986 foi admitido no Conservatório Nacional, na Classe de Flauta Transversal de Ricardo Ramalho e na Classe de Música de Câmara de Fernando Eldoro.

Em 1989 foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, onde prosseguiu os estudos com Ricardo Ramalho e Música de Câmara com Olga Pratts.

Estudou particularmente com a flautista Sophie Perrier e Thies Rorda, este último na Holanda. Frequentou diversas classes de aperfeiçoamento com Patrick Gallois e Emanuel Pahud.

Estagiou com a Orquestra Portuguesa da Juventude (1988) e com a Orquestra dos Jovens do Mediterrâneo (1990 a 1992), tendo actuado em França e Itália. Ainda em 1990 representou a Escola Superior de Música nos Encontros dos Conservatórios Superiores do Mediterrâneo, em Sevilha (Espanha), num concerto com obras de autores portugueses.

Fez parte da Orquestra Juvenil, da Orquestra da Foco Musical com a qual gravou o duplo CD da Fábula sinfónica «A Quinta da Amizade» de Jorge Salgueiro e os «Instrumentos da Orquestra», foi elemento fundador da Orquestra Sinfonia B, com a qual gravou obras de Mozart e Sousa Carvalho. Colaborou diversas vezes com a Orquestra Gulbenkian.

Tem-se apresentado por todo o País e estrangeiro como solista e nas mais diversas formações de Câmara.

Foi Professor de Flauta Transversal dos Cursos de Páscoa e Verão do INATELe Orfeão de Leiria em 2005. E, no presente ano, desempenhará a mesma função.Tem igualmente sido colaborador directo do Estágio Internacional de Orquestra da região Leiria / Fátima.

Lecciona desde 1994 na Escola de Música do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes e no Conservatório D. Dinis de Odivelas desde 2000.