Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Pedro Brandão

Saxofone

João Pedro Brandão (n. 1977) iniciou os estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva onde entre 1992 e 1997 estudou Flauta Transversal com o professor Luís Carrapa.

Em 1999 começa a estudar Jazz num combo do pianista Paulo Gomes e em 2002 inicia o estudo do Saxofone com Mário Santos.

Concluiu o curso de Jazz (saxofone) da ESMAE (Escola Superior de Música do Porto), em 2007, tendo sido aluno de José Luís Rego, Mário Santos, Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Telmo Marques, Nuno ferreira, Michael Lauren, Paulo Perfeito…

Esteve, entre Janeiro e Julho de 2007, no Lemmensinstitut (Bélgica) onde estudou com Frank Vaganné, Dré Palemaerts, entre outros.

Finalizou em Maio de 2012 o Mestrado em Jazz da ESMAE tendo estudado composição com Carlos Azevedo e Paulo Perfeito.

Teve oportunidade de ter aulas e participar em workshops com vários Saxofonistas: Mark Turner, Greg Osby, Chris Cheek, Steve Wilson, Bill Mchenry, Miguel Zenon, Jaleel Shaw, e com os compositores Maria Schneider e Jason Lindner.

Em Abril de 2006, com o Sexteto de Jazz da ESMAE, participou na 4ª Festa do Jazz no São Luiz, onde lhe foi atribuído o prémio de Melhor Solista e melhor Combo. Este grupo apresentou-se no Guimarães Jazz 2006.

Integra actualmente a Orquestra Jazz de Matosinhos tendo já participado em vários Projectos, nomeadamente na gravação de Jazz Composers Forum (2014); Bela Senão Sem com João Paulo Esteves da Silva (2013), Amoras e Framboesas com Maria João (2011), Our Secret World com Kurt Rosenwinkel (2010), Portology com Lee Konitz e o arranjador Ohad Talmor (2006). Com a OJM tocou em várias salas de Portugal e Europa, nos conceituados clubs de NY, Birdland e Iridium, e no Berklee BeanTown Jazz Festival em Boston).

Em Junho de 2012 lança o álbum Aljamia com música composta e arranjada por si para o CORETO – grupo de 11 músicos que actualmente lidera – numa edição com o Carimbo Porta-Jazz. Este álbum foi aclamado pela critica nacional e internacional tendo sido considerado pela Jazzlogical como Melhor disco de Jazz nacional.

Actuou com este projecto na Casa da Música (Novos talentos Jazz Nacional), 11ª Festa do Jazz do São Luiz, Festival Sines em Jazz, Festival Porta-Jazz. Festa do Avante, etc. Este grupo Lançou em 2014 “Mergulho”, o seu 2º álbum, com música da AP, e em 2015 gravou a vivo seu 3º disco “Sem Chão” com música de vários compositores Portuenses.

Para além deste, destacam-se outros projectos na área do jazz: “Bode Wilson” (trio com Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro) que editou o seu 1º álbum “26” (Carimbo Porta-Jazz 2014); Susana Santos Silva Impermanence (Carimbo Porta-Jazz 2015); “Lúcia Martinez Quarteto” com quem grava Soños e Delírios (2010) e De Viento e de Sal (2014) editados pela Karonte; AP Quinteto com quem grava 6e5 (TOAP 2011).

Co-fundou em Julho de 2010, a Associação Porta-Jazz. Esta Associação, tem como objectivo promover o Jazz e os seus músicos na cidade do Porto. Neste contexto, para além de concertos semanais, organizou 6 edições do Festival Porta-Jazz, criou o “Carimbo Porta-Jazz” de apoio à edição discográfica independente, uma rádio on-line, entre muitas outras actividades da associação (www.portajazz.com).

É professor no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música Valentim de Carvalho.

Paralelamente à actividade musical estudou Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tendo finalizado a licenciatura em Julho 2000.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook