percussionista João Paias

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Paias

Percussão

João Paias nasceu em 1994, em Estômbar, no concelho de Lagoa (Algarve). Iniciou o percurso escolar no ensino básico nas escolas da freguesia onde nasceu, tendo depois concluído o ensino secundário no Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão, na vertente de Percussão, na Escola Secundária em Lagoa.

A nível universitário concluiu a Licenciatura em Música – Percussão, Ramo de Interpretação, na Universidade de Évora, no ano de 2017.

Frequenta o Mestrado em Ensino da Música – Ramo Percussão, na Escola Superior de Música de Lisboa.

O seu percurso na música iniciou-se no Piano, aos 8 anos de idade, instrumento que estudou durante cerca de 3 anos.

Aos 14 anos iniciou a aprendizagem da bateria, instrumento que motivava o seu interesse desde tenra idade. No curso profissional consolidou a sua vocação na área da percussão, que engloba uma grande diversidade de instrumentos, sendo de sua eleição a marimba.

No âmbito do curso profissional participou em inúmeras audições e, mais tarde, integrou a Orquestra de Sopros do Algarve, com a qual realizou diversas apresentações, incluindo espetáculos com alguns interpretes nacionais como, por exemplo, Cuca Roseta.

Participou na sétima edição do Concurso de Música Anatólio Falé – Cidade de Lagos, realizada em 2012, no qual obteve o 1.º lugar, no 4.º escalão.
Participou em diversas edições do Festival Internacional de Percussão – Cidade de Portimão e, nas últimas duas edições realizadas, colaborou na organização do mesmo.

Participou em diversos workshops com os bateristas André Silva e Vicky Marques, com quem teve algumas formações individuais.

Iniciou o seu percurso profissional na Academia de Música de Lagos, onde realizou o seu estágio profissional como professor de Percussão no Conservatório Joly Braga Santos em Portimão e continuou como docente daquela academia até ao ano de 2018. Através desta instituição iniciou funções no Conservatório de Vila Real de Santo António, onde continua até à presente data, mas em colaboração direta.

É também professor de Percussão na Academia de Música de Portimão e no Conservatório de Lagoa.

[ Bio publicada na Meloteca a 05 de junho de 2019 a partir do I Estágio de Orquestra Juvenil ‘ 19 | Lagoa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook