João Nogueira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Nogueira

Bateria

João Nogueira é licenciado em Música – Variante de Formação Musical pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra. 

Desde cedo mostrou interesse pela Percussão iniciando os estudos na Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra – Gouveia, prosseguindo os estudos no Conservatório de Música de Seia e no Conservatório Regional de Castelo Branco, onde frequentou o curso Complementar de Percussão e Classe de Conjunto.

Entre 2006 e 2016, foi o Baterista principal da Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, onde durante essa década interpretou um vasto repertório do Standard de Jazz e Blues.

Entre 2010 e 2013 lecionou a disciplina de Conjuntos Instrumentais no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão da Escola Profissional da Serra da Estrela.

Entre 2006 e 2009 foi percussionista residente da Orquestra Sinfónica da ESART, com a qual atuou nas principais salas de espetáculo do país.

Durante estes anos trabalhou com diversos maestros de renome internacional, como Rui Massena, António Victorino d’Almeida, Christopher Bochmann, Stefano Trasimeni, Mauricio Dinni Ciacci, Timothy Russel e Martin André.

Desde 2007 que revela interesse pela Direção Coral e Instrumental, realizando diversos cursos com os maestros: Henrique Piloto, António Saiote, Ernest Schelle e José Carlos Oliveira.

No ano de 2008 iniciou a sua atividade como docente, lecionando Expressão e Educação Musical em diversas escolas de música públicas da Região Centro do país, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Coimbra, tendo a seu cargo diversas turma do 1.º e 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Em 2011, integrou o corpo de docentes da OHphicina da Artes – Oliveira do Hospital, onde leciona as disciplinas de Formação Musical e Bateria.

Colabora com a empresa Edições Convite à Música, Conservatório de Música e Artes do Dão e com a Academia Artística do Município de Tábua.

[ Bio publicada na Meloteca a 12 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook