João Moreira, trompete, jazz

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Moreira

Trompete . Jazz

João Moreira nasceu a 11 de Junho de 1970 em Lisboa e toca trompete desde os 11 anos. É licenciado desde Janeiro de 1999 em Jazz e Música Contemporânea pela New School for Social Research (Nova York), onde teve oportunidade de estudar contraponto, teoria atonal e composição com Henry Martin, composição de Jazz e desenvolvimento motívico na improvisação com Richie Beirach, e trompete com Charles Tolliver e Jimmy Owens.

Foi assistente das disciplinas de Análise Rítmica e Treino Auditivo na New School (no ano de 1999). Durante a sua estadia em Nova York trabalhou como trompetista ao lado de músicos como Joe Chambers, Wallace Roney, Mulgrew Miller, Buster Williams, Jimmy Owens, Michael-Phillip Mossman e John Pattituci, tendo actuado em clubes de renome como o Blue Note, Smalls e Zinno’s.

Integrou ainda as “big bands” dirigidas pelo trompetista Charles Tolliver e pelo percussionista cubano Bobby Sanabria.

De volta a Portugal, onde se encontra desde 2000, recuperou o seu cargo de professor da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal (membro fundador da IASJ-International Association of Schools of Jazz), onde leccionava desde 1989. Assumiu também a função de Coordenador Pedagógico da escola, assim como a de Coordenador do Curso de Jazz do Conservatório de Música da Madeira.

Tem realizado inúmeros workshops e seminários por todo o país (continente e ilhas). Como trompetista, João Moreira conta com uma experiência de largos anos, tendo tocado virtualmente em todos os festivais de jazz do país assim como alguns festivais no estrangeiro (Estados Unidos, Espanha, entre outros).

Actuou com diversos músicos portugueses (como Mário Laginha, Maria João e Carlos Barretto) e estrangeiros (Rick Margitza, Bruce Barth, Phil Markowitz, Robert Sadin, Tom Harrel, Tim Hagans, Mark Turner, Ira Coleman, Troy Davis, John Ellis e Sylvia Cuenca). Integra actualmente várias formações: Septeto de Pedro Moreira, Sexteto de Bernardo Moreira, Quinteto de Nuno Ferreira, Lena d’Água, Big Band do Hot Clube de Portugal e a orquestra residente do Festival de Jazz de Guimarães. Com esta última trabalhou com músicos como Markus Stockhausen, Julian Arguelles, Martin France, Nguyen Lê, Carles Benavente e sob a direcção de Gianluigi Trovesi, Bob Mintzer, Maria Schneider, Gil Goldstein e Michael Gibbs.

Dirige também o seu próprio quarteto com o qual executa as suas composições. discografia seleccionada: Ao Paredes Confesso Bernardo Moreira, Universal (2003) Spin Nuno Ferreira, Tone of a Pitch CD 003 (2003) The Next Music Carlo Morena, c/ Rick Margitza, Groove Jazz CD 113 (2000) Just Friends Maria Viana, Timeless CD 11017 (1988)

Partilhe
Share on facebook
Facebook