Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Moreira

Clarinete

Natural de Penafiel, João Moreira iniciou os estudos musicais aos 8 anos na Associação Musical e Recreativa de Lagares, frequentando posteriormente a Academia de Música de Lousada, na classe de clarinete de Alberto Vieira. Em 2000 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, onde completou o Curso de Prática Orquestral, sob a orientação de Luís de Carvalho.

Em 2003, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), na classe de António Saiote, onde concluiu o bacharelato. Terminou, em 2007, a licenciatura em Clarinete, sob a orientação de Nuno Pinto.

Realizou classes de aperfeiçoamento com António Saiote, Michel Arrignon, Alan Damiens, Philippe Cuper, José Luís Estellés, Sthéphane Hascoiët, José Fuster, Philippe Berrod e Larry Combs.

Apresentou-se a solo com: Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim (incluindo actuações no Festival de Música de Óbidos e nos “Concertos Promenade” do Coliseu do Porto); Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, sob direcção do maestro Jan Cober; Orquestra Gulbenkian, sob direcção da maestrina Joana Carneiro, no Teatro das Figuras de Faro; Orquestra do Algarve e o maestro Pedro Neves, com actuações em Albufeira e em Tavira; Orquestra Filarmonia das Beiras e o maestro Stephen Coker, com actuações no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro e no Festival Música em Leiria.
Ultimamente tem colaborado com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a OrchestrUtópica e a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Foi laureado em diversos concursos nacionais e internacionais: 1º Prémio no III Concurso Nacional para Jovens Clarinetistas, da Associação Portuguesa do Clarinete (2000); 3o Prémio no Concurso Jovens Músicos da RDP, na modalidade de Música de Câmara – Nível Médio (2001); 3º Prémio no Concurso “Marcos Romão dos Reis”, em Loures (2001); 1º Prémio no Concurso de Clarinete da Costa Azul, em Setúbal (2004); 2o Prémio no Inter- national Young Artist Competition, da Associação Internacional de Clarinete (I.C.A.), Tama (Tóquio), Japão (2005); 1º Prémio no Concurso Internacional da Associação “Art and Education in the XXI-st Century”, em Lisboa (2006); 2º Prémio (2006) e 1º Prémio (2009) no Prémio Jovens Músicos da RDP, na modalidade de Solista – Clarinete (nível superior) – Categoria A; Prémio Engenheiro António de Almeida (2007); Prémio Maestro Silva Pereira (2009).

É membro do Quarteto Vintage, com o qual se apresenta regularmente por todo o país, e também internacionalmente com destaque para apresentações realizadas no Canadá, Bélgica e Itália.

Lecciona clarinete na Academia de Música de Espinho, na Escola Profissional de Música da Jobra e é Professor Assistente na ESMAE.

2011

Partilhe
Share on Facebook
Facebook