João Moita guitarra clássica

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Moita

Guitarra clássica

João Moita é licenciado em Ciências Musicais na área de Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa e titular do Curso Superior de Guitarra do Conservatório de Lisboa, concluído sob a orientação do professor José Diniz. Em 2006 obteve o Grau de Mestre, conferido pela Universidade de Aveiro, na especialidade de Performance em Guitarra, com a tese “A Música para Canto e Guitarra de Fernando Lopes-Graça”. Neste âmbito trabalhou sob a orientação guitarrística de Ricardo Gallén.

Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian onde teve como seu primeiro professor de guitarra clássica, Paulo Vaz de Carvalho.

Estudou alaúde e interpretação de música antiga, direcção coral, pedagogia musical e teatro musical, bem como composição e estética, designadamente com Manuel Morais, Rui Vieira Néry, Ton Koopman, José Robert, Edgar Saramago, Constança Capdeville, Álvaro Salazar, entre outros. Trabalhou ainda em cursos intensivos com guitarristas como Jorge Cardoso, Carmelo Parrilla, Leon Koudelak, Ricardo Moyano, Michel Sadanowsky, Eduardo Isaac, Manuel Barrueco, Roberto Aussel, Carlos Bonell, David Russel e Leo Brouwer.

Deu concertos nas mais prestigiadas instituições portuguesas e em vários países europeus, quer a solo quer em agrupamentos de câmara. De salientar o seu trabalho em música de conjunto, tendo tocado com alguns dos mais destacados intérpretes portugueses em vários agrupamentos, sendo de destacar pela sua consistência e longevidade o Trio de Guitarras Tactus, o duo de canto e guitarra com a cantora Joaquina Ly e o quinteto de cordas com guitarra “Quinteto de Santa Cruz”.

Tem integrado o júri de importantes concursos internacionais de Guitarra. Participou também como conferencista em vários eventos de caráter musicológico, como sejam as Comemorações do 1º Centenário do nascimento de Fernando Lopes Graça, as Jornadas Internacionales de Guitarra de Valência, ou nas Jornadas Musicológicas de Coimbra com a conferência “Interpretação em Guitarra da Música do Século XVI”.

Escreveu vários programas para a rádio RDP-Antena Dois, designadamente sobre os compositores Olivier Messiaen e António Soler e foi autor e apresentador do programa “Música e Músicos” emitido pela Rádio Bairrada.

Lecciona regularmente em master-classes e cursos intensivos de Guitarra Clássica e Música de Câmara.

Tem promovido e dirigido inúmeros eventos musicais e guitarrísticos designadamente os Encontros de Música da Bairrada, o Ciclo de Guitarra de Oliveira do Bairro, o Festival Guitarras Mágicas, o Concurso de Guitarra Terras de Santo Estêvão, entre outros.

É professor de Guitarra Clássica e Música de Conjunto no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian e no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum.

[ Bio facultada por João Moita e inserida a 01 de março de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook