Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Gonçalves

Tenor

João Miguel Gonçalves é licenciado em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe da Professora Fernanda Correia, com quem continua a trabalhar.

Frequentou classes de aperfeiçoamento orientadas por Hilde Zadek, e aprofundou interpretação de lied e oratória com Charles Spencer. Tem trabalhado reportório com Enza Ferrari e está a trabalhar regularmente com Laura Sarti, Professora da Guildhall School of Arts and Drama de Londres.

Como solista tem-se apresentado em Portugal e no estrangeiro interpretando lied, oratória e ópera. No domínio da oratória interpretou: Requiem, Missa da Coroação e Missa brevis em Sol Maior (K140) de Mozart, Missa das Catedrais de Gounod, Magnificat e cantata Nun Komm, der Heiden Heiland (BWV 61) de Bach, Missa Solene em Ré Maior de Dvorák, Requiem de Donizetti, Messias de Händel, Missa Crioula e Navidad Nuestra de Ariel Ramirez, Missa Luba de Guido Haazen, e Cantata Mártir S. Sebastião de Ferreira dos Santos (estreia absoluta da obra).

No campo da ópera interpretou: 2º Sacerdote e Guardião do Templo na ópera A Flauta Mágica de Mozart, Marinheiro na ópera Dido e Aeneas, de Purcell, D. Curzio na ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, Rei Gaspar e Pagem na ópera Amahl e os visitantes da noite, de Gian-Carlo Menotti, Le Petit Vieillard (Arithmétique) e La Rainette, na ópera L’Enfant et les Sortilèges, de Maurice Ravel, Gato na ópera O Gato das Botas, de Monsalvage, Tamino na ópera A Flauta Mágica de Mozart, Ruiz na ópera Il Trovatore, Remendado na ópera Carmen, de Bizet (estas duas últimas no Coliseu do Porto numa co-produção do Círculo Portuense de Ópera) e Conde Camille de Rossion na opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehar. Interpretou ainda o solo para tenor da obra de Carl Orff, Carmina Burana.

Trabalhou sob a direção musical dos Maestros Lawrence Golan (EUA), Jiri Malát (República Checa), Robert William Hix (Inglaterra), Jose Miramontes Zapata (México), Johannes Willig (Alemanha), Marc Tardue, Manuel Ivo Cruz, Mário Mateus, Ferreira dos Santos, António Sérgio Ferreira, Rui Massena, Filipe Veríssimo, Artur Pinho, Jairo Grossi, Sílvio Cortez e Rui Rodrigues. Apresentou-se com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Conservatório Regional de Gaia, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Centro, Orquestra ESPROARTE e Orquestra Sine Nomin.

Durante os seus estudos musicais obteve por duas vezes o 1º Prémio nos concursos de canto promovidos pela instituição de formação que frequentou.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook