João Maria dos Anjos

João Maria dos Anjos

Guitarra portuguesa

João Maria dos Anjos nasceu em Lisboa em 1856, no bairro da Mouraria e ainda muito jovem trabalhou como sapateiro.

Começou a frequentar as tascas da Mouraria só para ouvir fados, e logo sentiu a sua aptidão para a música. Começou a aprender guitarra por intuição e mais tarde com a ajuda de alguns executantes da época.

As suas qualidades de executante de guitarra deram-lhe fama. O Rei D. Carlos, que muito apreciava o Fado e a sonoridade da guitarra, contratou-o para lhe dar lições de execução da guitarra portuguesa.

Aos 28 anos, João Maria dos Anjos começou a ficar doente dos pulmões e o próprio Rei D. Carlos fez questão de pagar o médico e os tratamentos, bem como assumir as despesas do respetivo funeral, quando este veio a falecer.

Fundou o Sexteto de Guitarras João Maria dos Anjos que era composto pelos seguintes elementos, nas guitarras – João Maria dos Anjo, Luís Cardoso da Silva (alcunha, “o Petrolino”), João da Preta e Augusto Pinto de Araújo (alcunha, “o Camões”); nas violas – António Eloy Cardoso e José Maria Uriceira ( alcunha, “o Zaraquitana”).

O Sexteto de Guitarras João Maria dos Anjos fez a sua apresentação num concerto público a 3 de Maio de 1873-

Maria dos Anjos escreveu um livro para ensinar de forma simples a tocar guitarra portuguesa, “Novo Methodo de Guitarra” que foi publicado muito pouco antes da sua morte.

João Maria dos Anjos morru na casa onde vivia, na Rua Direita de Arroios, no dia 25 de Junho de 1889, aos 33 anos.

Logo após a sua morte por deliberação camarária de 16 de Agosto de 1889, passou a chamar-se Rua dos Anjos à rua direita de Arroios antiga rua do registo Civil, em sua memória.

BIBLIOGRAFIA

Anjos, João Maria dos, 1856-1889, Collecção de trez peças para guitarra portugueza [Música impressa]] : para guitarra / por João Maria dos Anjos . – [Lisboa]: Lence & Viúva Canongia, [1880] . – Partitura ([8] p.)

Anjos, João Maria dos, 1856-1889, Fado nacional [Música impressa]] : com variações para guitarra portugueza / por João Maria dos Anjos . – [Lisboa]: Lence & Viúva Canongia, [1880] . – [3] p.

Anjos, João Maria dos, 1856-1889; Lence e Viúva Canongia. (firma); Litografia da Rua das Flores, 13; Portugal. Conservatório Real de Lisboa.; Portugal. Conservatório Nacional. Escola de Música.

Anjos, João Maria dos, 1856-1889, Novo methodo de guitarra ensinando por um modo simples e claro a tocar este instrumento por musica ou sem musica / João Maria dos Anjos . – Lisboa: António Maria Pereira, 1889 . – 17 p.

[ Músicos de Lisboa ]
Partilhe
Share on Facebook
Facebook