Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Maneta

Bateria

João Miguel de Sousa Maneta, nasceu a 28/10/1981 e iniciou os estudos musicais aos doze anos na Sociedade Artística e Musical Cortesense.

Mais tarde ingressou no conservatório Nacional de Lisboa, transferindo-se depois para o Conservatório de Leiria onde trabalhou com Fátima Pinto e, mais tarde, Manuel Campos. Na EMOL terminou o 5º grau de percussão e o 8º de formação musical. Ganhou o 1º prémio do concurso dos melhores alunos da EMOL em 2002.

Frequentou o curso livre de percussão na escola de música da Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde trabalhou com Rui Gomes. Frequentou também vários cursos e workshops onde trabalhou com Jean François Lezé, Peter Ersckin, Dan Weiss, André Sousa Machado, Paulo Bandeira, Acácio Salero, Luís Cascão, Filipe Melo, Pedro Moreira; João Moreira, Rodrigo Gonçalves entre outros. Reforçou a Orquestra Filarmónica das Beiras e participou num seminário com a Orquestra Sinfonieta do Porto.

Frequentou a escola de jazz do Hot Clube de Portugal de 2003 a 2005 onde estudou bateria com Bruno Pedroso. Participou como convidado na gravação de vários discos como baterista e percussionista.

É o baterista do grupo Desbundixie, com o qual, já gravou dois discos. Toca atualmente em diversos projetos de jazz, música tradicional e é também o baterista da Orquestra de Jazz de Leiria.