Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Malha

Piano

João Malha nasceu em Lisboa em 1991. Tocando piano desde os 4 anos, iniciou os estudos de piano com Bruno Sales na escola Haja Música, em 2002, tendo prosseguido posteriormente os seus estudos com o maestro António Ferreira.

Terminou o 8º grau em piano no Conservatório Regional de Palmela com 17 valores, aluno de Luís Pinto, prosseguindo por um ano para a escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Club Portugal) com os professores César Cardoso, Pedro Nobre e Daniel Bernardes. Esteve ainda um ano em aulas particulares de direcção de orquestra com o maestro Jean-Marc Burfin.

Além de professor de piano em várias escolas de música da zona de Setúbal, é pianista da Big Band CRCP e do “Tomás Longo Sexteto”, e convidado regular para acompanhar cantores líricos e de jazz, instrumentistas, orquestras e big bands, e outros eventos. Pertence também ao coro “Jazz Cantat” sob direcção de Tiago Marques.

Desenvolve ainda a vertente da composição, inicialmente escrevendo apenas pequenas peças para piano, tem vindo a compôr peças de maiores dimensões e para outros agrupamentos, música de câmera e orquestras.

É vencedor do 2º prémio ex-aequo no VI Concurso Nacional de Composição Banda Sinfónica Portuguesa em 2018 com a peça “APOTEOSE”.

Atualmente tem realizado frequentemente classes de aperfeiçoamento de Direcção de Orquestra com maestros nacionais e internacionais, entre os quais Jean-Sébastien Béreau, Frank de Vuyst, José Rafael Pascual-Vilaplana, Mark Heron, Felix Hauswirth, Linda Moorhouse, Craig Kirchhoff e Odd Lysebo, tendo trabalhado já com a Banda Sinfónica do Exército e a Banda Militar do Porto.

É ainda maestro assistente do compositor e maestro Jorge Salgueiro no coro “Setúbal Voz”.

Está a terminar a licenciatura em Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Alberto Roque.