João Madureira compositor

Bio+

João Madureira

Composição

João Madureira nasceu em Lisboa em 1971.

Iniciou os seus estudos musicais na Academia dos Amadores de Música, tendo posteriormente estudado com Nuno Vieira de Almeida e Christopher Bochmann.

Em 1990, ingressou no Curso Superior de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi aluno, entre outros, de António Pinho Vargas e Christopher Bochmann. Frequentou a Faculteit Kunst, Media & Technologie da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (Holanda), como bolseiro do Programa Erasmus.

Em 1995, estudou com Franco Donatoni na Accademia Musicale Chigiana de Siena (Itália). Em 1997, ingressou no Curso Superior de Composição da Escola Superior de Música de Colónia, onde foi aluno de York Höller, concluindo-o em Fevereiro de 2000. Durante este período, foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura.

Participou no “atelier” de composição em Villeneuve-lez Avignon, organizado pelo Centre Acanthes 2000/Ircam e integrado nas iniciativas do Festival de Avignon, onde teve a oportunidade de trabalhar com Jonathan Harvey, Michael Jarrell, Ivan Fedele e Magnus Lindberg. Actualmente trabalha sob orientação do compositor Ivan Fedele.

Em Outubro de 1998, recebeu o Prémio ACARTE / Maria Madalena Azeredo Perdigão (Fundação Gulbenkian) ex aequo com o compositor Carlos Caires, pelo concerto Melodrama, estreado em Março no Centro Cultural de Belém. Em Novembro de 2002, foi convidado a participar, como compositor, no Simpósio de Música Contemporânea, realizado em Castelo-Branco. Em Janeiro de 2003, foi convidado para o cargo de compositor residente da OrchestrUtopica. É professor na Escola Superior de Música de Lisboa, no Curso de Composição.

19 Março 2003