João Luís Nabo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Luís Nabo

Direção coral

João Luís Nabo nasceu em 1960 em Montemor-o-Novo. Dedicado, desde muito cedo, à música instrumental e coral, enveredou no entanto por uma carreira profissional completamente diferente; licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa, com mestrado em Criações Literárias Contemporâneas, pela Universidade de Évora, na especialidade de Literatura Norte-Americana, é actualmente professor efectivo na Escola Secundária de Montemor-o-Novo.

Frequentou a Academia dos Amadores de Música de Évora, estudou piano com professores particulares, entre os quais Isabel Joaquina da Cruz, e fundou e dirigiu o Coral de Letras da Faculdade onde fez os seus estudos.

Foi organista e director do Coro Litúrgico da Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, de 1979 a 1990, professor de piano da Escola de Música da Sociedade Carlista, em 1990 e 1991, e director do jornal regional “Folha de Montemor” de Outubro de 1989 a Abril de 2003, e é, actualmente, colunista no jornal “O Montemorense”.

Foi tenor do Coral da Universidade de Lisboa, onde trabalhou sob a direcção de Francisco D’Orey e José Robert; frequentou o II e III Cursos Internacionais de Sines, em 1990 e 1991, onde estudou canto e técnica vocal com Elisete Bayan e Vianney da Cruz e direcção coral com Anton de Beer e Edgar Saramago.

Frequentou, igualmente, em 2000 e em 2001 o I e II Cursos de Técnica Vocal de Montemor-o-Novo, orientados por Maria João Serrão, a V Oficina de Canto Gregoriano, em Março de 2003, ministrado por Idalete Giga e, em 2006, o III Curso de Técnica Vocal de Montemor-o-Novo com Sara Belo e Hugo Sovelas. Compôs para teatro e são de sua autoria várias peças sacras, interpretadas regularmente pelo Coral de S. Domingos, estando uma delas incluída no segundo trabalho discográfico do grupo.

A sua primeira incursão na literatura aconteceu em Junho de 2004, com a publicação do livro Alentejo sem Fim – Contos, pela Editorial Tágide, de Lisboa. Em Junho de 2005 lançou mais um título – O Lago e Outra História Depois – numa edição conjunta da Editorial Tágide e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Fundou e dirige o Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook